Eleições 2020

Pré-candidatos focam na divulgação de apoios em SL

Postulantes à Prefeitura de São Luís, a cada semana, estão apresentando apoiadores aos seus projetos políticos eleitorais de 2020; ontem, por exemplo, Rubens Júnior recebeu apoio do petista Lawrence Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O petista Lawrence Melo declarou, ontem, apoio a Rubens Júnior
O petista Lawrence Melo declarou, ontem, apoio a Rubens Júnior (Rubens Júnior)

A decisão do Governo do Maranhão de flexibilizar das medidas de isolamento social em virtude da Covid-19 reacendeu os ânimos dos pré-candidatos a prefeito de São Luís, que têm mantido, nos últimos dias, intensas agendas em busca de apoios aos seus projetos.

Na fase atual da costura de alianças, os postulantes à Prefeitura da capital focam na demonstração de força a partir do anúncio de novas adesões.

Na quarta-feira (8), por exemplo, o pré-candidato do Solidariedade, ex-juiz federal Carlos Madeira, apresentou como apoiador o também ex-juiz Márlon Reis, atualmente atuando como advogado. Conhecido nacionalmente como um dos idealizadores do projeto que resultou na criação da Lei da Ficha Limpa, quando ganhou grande notoriedade pelo combate à corrupção eleitoral no Brasil, Márlon também será o responsável pela coordenação jurídica da campanha de Madeira.

“Vou assumir a responsabilidade pela parte jurídica da campanha com todo o meu histórico de luta pelo aprimoramento das leis eleitorais e garantir que todas as normas sejam observadas muito bem durante essa campanha”, assegurou Márlon Reis, que também já foi candidato a governador do Tocantins.

O próprio Madeira também teve confirmada, por meio de nota emitida ontem, a adesão a deputada estadual Helena Duailibe - que, mesmo sendo do mesmo partido que o pré-candidato, chegou a declarar, antes, apoio à pré-candidatura do deputado federal Rubens Júnior, do PCdoB.

O comunista, por outro, lado, anunciou nesta semana o apoio do atual vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, que também é filiado ao PCdoB. Antes dele, o parlamentar já havia confirmado as adesões do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do presidente do Maranhão Parcerias (Mapa), secretário Antônio Nunes.

Ontem, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Laewrence Melo, foi o primeiro petista a anunciar apoio à pré-candidatura de Rubens Júnior.

Apoio evangélico

O deputado estadual Duarte Júnior, pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, anunciou haver recebido a confirmação do apoio do secretário de Relações de Estado das Institucionais do governo Flávio Dino (PCdoB), pastor Enos Ferreira, ao seu projeto.

A aliança foi firmada após reunião na sede do partido do parlamentar. Enos é coordenador da União de Mocidade da Assembleia de Deus em São Luís/MA (UMADESL) e chegou a ser cotado como candidato do Cidadania à Prefeitura de São Luís.

O partido da senadora Eliziane Gama, contudo, acabou fechando com o pré-candidato do PCdoB, deputado federal Rubens Júnior. O pastor, sabe-se agora, seguiu outro rumo.

Mais

Disputa

Enquanto alguns partidos e lideranças já decidiram seus caminhos, pelos menos três importantes siglas seguem indefinidas. O MDB mantém conversas com quase todos os pré-candidatos, embora haja um diálogo mais adiantado com o DEM - PV, Pros e Podemos também pretendem o apoio emedebista. Já o PSL, que parecia fechado com o Republicanos, pode ser levado a uma composição com a dupla DEM/PDT. O PT, por outro lado, ainda precisa definir se terá candidato próprio, ou não. Apenas após isso poderá conversar mais seriamente com outras legendas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.