Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

ECA 30 anos

O presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (TJRJ), é o convidado para o webinário ECA 30 anos (próximo dia 13, às 17h, pelo canal Esmam EAD no Youtube), evento virtual que discutirá sobre o instituto jurídico do apadrinhamento como alternativa para garantia dos direitos das crianças e adolescentes acolhidos. O magistrado foi premiado com o Innovare, pela implantação, no Rio, do Programa Apadrinhamento Afetivo.

A EMPRESÁRIA Daniele Braide está feliz da vida celebrando os 18 anos do seu Dot Beauty. Profissionalismo, expertise e dedicação foram pilares que ajudaram a construir o que é hoje um dos espaços de beleza mais requisitados de São Luís. Ao longo destes anos, ela imprimiu seu estilo no Dot, que se diferencia nos mais variados quesitos de beleza e estética. São quase duas décadas de sucesso e uma bagagem e tanto para se orgulhar, fazendo da bela Dani Braide uma das empresárias mais arrojadas do segmento de beleza no estado
A EMPRESÁRIA Daniele Braide está feliz da vida celebrando os 18 anos do seu Dot Beauty. Profissionalismo, expertise e dedicação foram pilares que ajudaram a construir o que é hoje um dos espaços de beleza mais requisitados de São Luís. Ao longo destes anos, ela imprimiu seu estilo no Dot, que se diferencia nos mais variados quesitos de beleza e estética. São quase duas décadas de sucesso e uma bagagem e tanto para se orgulhar, fazendo da bela Dani Braide uma das empresárias mais arrojadas do segmento de beleza no estado

Alcione na TV Cultura
O programa Metrópolis, que no último dia 6 estreou uma nova fase, mais moderna e lincada com os meios digitais, apresenta hoje, a partir das 19h40
na TV Cultura, sua versão mais longa e de estúdio, com a participação da cantora maranhense Alcione.
A Marrom é entrevistada, remotamente, por Adriana Couto e Cunha Jr. A cantora apresenta seu novo álbum, Tijolo por Tijolo; fala sobre o sucesso de seus memes na internet, o documentário que marca seus 70 anos de idade e o musical biográfico dirigido por Miguel Falabella.
A artista ainda comenta sobre o tema do programa, #Saudade.

Alcione... 2
O Metrópolis também faz uma reflexão sobre a temática em outras reportagens. O programa conversa com Giovanni Bruno Schiffini e Lucas Bueno, jovens de diferentes gerações, que gostariam de ter vivido em épocas passadas – o primeiro tem 26 anos e o segundo, 17. Eles sentem saudade de uma época que não viveram.
Giovanni é fã de bandas de rock antigas, especialmente da década de 1970, como Led Zeppelin, Pink Floyd e Deep Purple. As letras e estilo musical o remetem a um período que, de acordo com ele, era mais livre e politizado.
Lucas admira as produções cinematográficas antigas. Seus filmes favoritos são Homem Elefante (David Lynch, 1980), Poderoso Chefão (Coppola, 1974) e Jackie Brown (Tarantino, 1998). E seus grandes diretores inspiradores, Lucas é estudante de cinema, são Coppola, Kubrick e David Lynch.

Alcione... 3
Em outra matéria, Adriana Couto entrevista o fotógrafo Emanuel Duarte, de Campina Grande, na Paraíba.
Ele mostra seu mais recente trabalho, O Descolorir da Tradição - Sonhos em Quarentena, exposição virtual que retrata como estão os profissionais que trabalham no São João de Campina Grande durante a quarentena.
Assim como o tema do programa, o fotógrafo que há cinco anos retrata a festa tradicional da Paraíba, resolveu mostrar como está a saudade da comemoração, por meio desses personagens.

Protesto das noivas
Com vestidos brancos e segurando guarda-chuvas para se proteger do sol, um grupo de noivas realizou um protesto quarta-feira, na Fontana di Trevi, em Roma, contra o adiamento de seus casamentos por causa da pandemia.
O pico da covid-19 na Itália já passou, mas o governo e a Conferência Episcopal mantêm rígidas regras para cerimônias.
Entre as medidas estão a proibição de uma pessoa acompanhar a noiva até o altar, além de vetar o ritual de jogar arroz para receber os noivos.
– É para nosso bem. Mas vamos ver injustiças – disse uma mulher, ao destacar que, enquanto adiou seu casamento, homens sem máscara estão na noite em danceterias.

TRIVIAL VARIADO

O jovem técnico Thiago Alves Nogueira é desde ontem o novo diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste. Ele foi eleito pelo Conselho de Administração do Banco em reunião realizada quarta-feira, dia 8.

Thiago é funcionário do Banco há 12 anos. Formado em Administração de empresas e graduado em Ciências Econômicas, com mestrado profissional em Economia. No BNB, ele era atualmente Gerente do Ambiente de Gestão de Fundos de Investimento.

O dia 14 de julho, terça-feira que vem, celebra o Dia da Liberdade de Pensamento. Um dos princípios mais importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No assunto: ser livre para pensar vai além do direito de cada um manifestar sua opinião, se expressar e ser respeitado por isso. É isso que apresenta a escritora Hannah Cavalcanti na obra Travessia Perene... uma reunião de poesias sobre questões existenciais e críticas sociais.

Tem mais: em Travessia Perene, Hannah revela um estilo marcante e denso de referências ao misturar espiritualidade e política social sem embaraços. O ritmo é surpreendente entre os mais variados temas.

Dos restaurantes que reabriram em São Luís, agora com um novo formato, o Restaurante do Senac está sendo um tremendo sucesso. Ambiente bom, comida farta e barata. A casa só tem recebido aplausos.

O Rio Poty Hotel, embora funcionando com 20 por cento de sua capacidade, nunca fechou as portas durante a pandemia. O diretor Armando Ferreira não deixou a peteca cair e manteve o empreendimento na ativa.

Uma saída que deu certo: o sistema delivery (entrega em casa) utilizado pelos restaurantes de São Luís durante a pandemia. O sucesso foi tanto que quase todos decidiram manter o serviço após a reabertura das casas.

Emmanuel Márcio Barbosa e Alípio Moraes estão em São Paulo e ontem foram vistos almoçando com a empresária Marlene Mattos, com quem discutiam o lançamento de novos projetos para este ano.

A designer Cintia Klamt Motta não parou durante a pandemia. Tem procurado o tempo todo se reinventar para manter os seus negócios em dia, principalmente o de sua charmosa loja Casa Kasar, na Península da Ponta d´Areia.

DE RELANCE

O reino da fantasia
Destino de milhares de turistas a cada ano, a Flórida se tornou o principal cavalo de batalha do presidente Donald Trump para mostrar que, supostamente, o pior da pandemia já passou e que isso se deve a suas medidas e às do governador Ron DeSantis, que, claro, é do seu partido, o Republicano. As imagens contribuem: astros da NBA, a liga profissional de basquete, chegando a Orlando para a retomada das partidas e os parques da Disney em preparativos para a reabertura. Na terça-feira, o vice-presidente Mike Pence foi à Flórida para comemorar o que chamou de "grande sucesso" do governador na contenção do vírus.

O reino da fantasia 2
O problema é que nem tudo é o que parece. A realidade da pandemia insiste em desmentir o reino da fantasia de Trump. A Flórida é hoje o quinto Estado americano mais atingido pela covid-19, que pegou os Estados Unidos primeiro por Nova York e atualmente aflige, principalmente, os territórios do Sul. Com 21 milhões de habitantes, a terra do Mickey e cia tem 47 mil casos e 2 mil mortes. Na terça-feira, mais de 50 hospitais do Estado relataram que suas UTIs atingiram lotação máxima.

O reino da fantasia 3
A Flórida é um dos principais campos de batalha da eleição. A tradição costuma confirmar que nenhum candidato chega à Casa Branca sem vencer no Estado. A profecia cumpriu-se com George W. Bush, em 2000, no tapetão, e 2004, com Obama, em 2008 e 2012, e com Trump, que ganhou com 49,02% em 2016, o que deu a ele os 29 delegados no colégio eleitoral. Mostrar que a vida é bela e a felicidade até existe na Flórida é fundamental para a reeleição.

40 anos depois
Praticamente todos os álbuns de Elis Regina preservam uma surpreendente atualidade, com exceção dos primeiríssimos, quando Elis ainda não era Elis. Mas, de todos eles, um pode ser lembrado por um sentimento novamente familiar. Um álbum não: dois, pois Saudade do Brasil foi lançado, há 40 anos, em LP duplo - hoje, está disponível nas plataformas digitais como um único discão com mais de uma hora de música.

40 anos depois 2
Saudade do Brasil ansiava pelo reencontro com um país esquecido, ou melhor, apagado. Desejava poder amar novamente seus símbolos, sem culpa. E ouvir Elis, hoje mais do que nunca, é uma forma de amar o Brasil de todos. Todos mesmo: os bailarinos que participaram do megashow que serviu de base para o álbum de estúdio eram pessoas sem formação artística, muitas delas operárias. Mais do que um álbum conceitual, Saudade do Brasil é uma pintura, dessas que visitamos nos museus para não esquecer o passado.

Live cheia de ternura
No último domingo, acompanhei, por acaso, a live cheia de ternura de Jorge Drexler (ganhador em Em 2005, do Oscar de melhor canção original), transmitida de Madri, com recados significativos para os brasileiros, para seus patrícios uruguaios e para sua imensa legião de fãs sul-americanos, entre os quais me incluo desde que ouvi pela primeira vez La Edad del Cielo. Mais do que cantor, ele é um poeta.

Live cheia de ternura 2
Agora pude constatar que, mais do que um poeta, ele é um sujeito simpático e solidário. Foi emocionante ver, por exemplo, a forma carinhosa com a qual Drexler tratou os componentes da equipe que o apoiou no seu show solitário. Para cada um dos 18 técnicos e produtores, dedicou agradecimentos elogiosos, seguidos de abraços compatíveis com o atual protocolo de distanciamento social. A convalescência da covid-19, que contraiu na Espanha na fase mais aguda da pandemia, parece tê-lo deixado ainda mais sensível.

Live cheia de ternura 3
Até mesmo na mensagem aos brasileiros foi delicado, apesar do teor levemente crítico: “Cuidem-se, independentemente da visão oficial”, disse. Drexler, que é médico, também fez questão de homenagear e enaltecer a ciência, lembrando que ela deve ser colocada acima da política, especialmente num momento angustiante como o que a humanidade está vivendo.

Para escrever na pedra:
“A bossa nova trouxe mais alegria e bom humor a nossa música, que andava muito voltada para a tristeza, a dor de corno, a fossa”. De Vinicius de Moraes (1913-1980), poeta e compositor brasileiro, cuja morte completa 40 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.