Pandemia

OMS cria painel para revisar conduta na pandemia de Covid-19

Anúncio foi feito após críticas duras do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusa a organização de ter viés favorável à China

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
População voltou às ruas da cidade de Barcelona após fim do isolamento
População voltou às ruas da cidade de Barcelona após fim do isolamento (BARCELONA PANDEMIA )

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira que está montando um painel independente para revisar sua conduta em relação à pandemia de Covid-19 e a resposta dada pelos governos.
O anúncio foi feito após críticas duras do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusa a OMS de ter viés favorável à China, e da notificação formal do governo dos EUA na terça-feira de que se desligará da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) dentro de um ano.

A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e a ex-presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf concordaram em liderar o painel e escolher seus membros, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma reunião virtual com representantes dos 194 países-membros da organização.
“Este é um momento de autorreflexão”, afirmou Tedros, observando que os Estados-membros da OMS pediram por unanimidade em maio uma avaliação da resposta global à pandemia.

“Este não é um relatório padrão em que se marca um quadrado e depois é colocado em uma estante para acumular poeira. Isto é algo que levamos a sério”, afirmou Tedros, acrescentando que o painel fornecerá um relatório provisório em uma reunião anual de ministros da Saúde que será reconvocada em novembro.

Falando na reunião, Clark disse que a atribuição “só pode ser descrita como excepcionalmente desafiadora”.

Transmissão pelo ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quinta-feira novas diretrizes sobre a transmissão do novo coronavírus, que reconhecem alguns relatos de transmissão pelo ar do vírus causador da Covid-19, mas não chegou a confirmar que o vírus se propaga pelo ar.

Em suas diretrizes mais recentes sobre transmissão, a OMS reconheceu que alguns relatos sobre casos relacionados a espaços fechados lotados sugeriram a possibilidade de transmissão por aerossol, como restaurantes ou aulas de ginástica

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.