Infraestrutura

Obras de drenagem profunda são realizadas no Jardim São Cristóvão para acabar com alagamentos

A região recebe importantes investimentos em infraestrutura; nesta semana teve início a implantação da rede de drenagem profunda

Com informações da assessoria

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Prefeitura de São Luís avança com obra de drenagem profunda no Jardim São Cristóvão
Prefeitura de São Luís avança com obra de drenagem profunda no Jardim São Cristóvão (São Cristovão)

São Luís – Com o intuito de acabar com alagamentos comuns na área do Jardim São Cristóvão, na última terça-feira (7) foi iniciado mais uma etapa do projeto São Luís em obras realizado pela prefeitura, a obra de construção da Ponte do Baixão. Os trabalhos ampliam os investimentos em infraestrutura que estão sendo feitos na região. A ideia é que o novo acesso viário melhore a mobilidade urbana na área.

A ponte está sendo construída no final da Avenida 02, onde a travessia sobre o trecho do Rio Paciência é feita por uma passarela improvisada construída há alguns anos pelos próprios moradores, e deve melhorar o fluxo de veículos na região com a interligação da Avenida 02 e Paulo VI, e garantir mais mobilidade para moradores e para quem trafega pela região da Cidade Operária/São Cristóvão e São Raimundo/São Cristóvão.

Para essa área, o projeto prevê uma ponte estruturada em concreto armado, com passeio nas duas laterais para garantir mais segurança aos moradores e quem transita pela região. A ponte terá 10 metros de extensão. Também será feito o asfaltamento das duas avenidas e outras vias do entorno e instalação de tubulação para o correto escoamento da água das chuvas.

No bairro, moradores estão ansiosos pela entrega da obra e da implantação das redes de drenagem. “Esperamos essa obra muito tempo. Infelizmente, durante esse período, vivemos algumas situações bastante complicadas, mas acredito que isso tudo agora é passado. Não tenho palavras para agradecer ao prefeito Edivaldo, que está realizando fortes investimentos em toda essa região do São Cristóvão", destacou o cozinheiro José Lopes, 53 anos. De acordo com ele, a situação na localidade era crítica há, pelo menos, 20 anos, tempo em que ele reside ao bairro.

"Estamos trabalhando em ritmo acelerado para solucionar os problemas que os moradores do Jardim São Cristóvão tiveram de enfrentar por muitos anos. Somada à construção da Ponte do Baixão, outra demanda histórica do bairro, começamos a executar a implantação do sistema de drenagem, que vai permitir sossego e mais qualidade de vida à população, já que por muito tempo teve de enfrentar alagamentos e outros transtornos decorrentes das chuvas. Este trabalho se soma às centenas de obras que estão sendo executadas de forma simultânea em todas as regiões da cidade para resolver problemas históricos de infraestrutura por meio do programa São Luís em Obras", destacou o prefeito Edivaldo.

Sistema de drenagem

No Jardim São Cristóvão está em execução a implantação de rede de drenagem profunda de 1.5 km de extensão, com tubos de 1.000 milímetros. A construção do sistema de drenagem na região se dá em atendimento a uma situação que, por muitos anos, moradores do Jardim São Cristóvão têm sofrido. Os alagamentos impedem os moradores de transitarem pelas ruas do bairro, além de causar prejuízos materiais quando a água das chuvas invade as casas. Esta obra se dá em paralelo à construção da Ponte do Baixão, que segue conforme cronograma

São Luís em Obras

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, além de já ter executado em 2019 mais de 200 km de pavimentação em diversas regiões da capital, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.