Demanda

Aeroporto recebeu 400 voos em três meses de pandemia em SL

Segundo informa a Infraero, a oferta de voos está seguindo a malha aérea definida pelas empresas e Agência Nacional de Aviação Civil

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
No total, foram 400 voos nesses três meses de pandemia de coronavírus; aeroporto funciona na normalidade
No total, foram 400 voos nesses três meses de pandemia de coronavírus; aeroporto funciona na normalidade (aeroporto)

São Luís - Na Grande Ilha, já existe uma preocupação com relação à “segunda onda” da Covid-19, devido a flexibilização do isolamento social, com a reabertura do comércio e de outros setores. Gradativamente, as atividades estão sendo retomadas. No Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, na capital maranhense, o serviço aeroportuário tem ocorrido normalmente. Lá, em três meses de pandemia do novo coronavírus, foram recebidos 400 voos de companhias aéreas, segundo levantamento preliminar da Infraero Aeroportos.

De acordo com a Infraero, diante da crise provocada pelo novo coronavírus, a oferta de voos está seguindo a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mas o serviço continua sendo oferecido dentro da normalidade no Aeroporto de São Luís, assim como nos demais sob administração da empresa pública nacional. Isso significa que não houve interrupção, apesar da pandemia. No entanto, a orientação é que as pessoas somente se desloquem aos aeroportos se forem viajar, para evitar aglomerações, medida de prevenção à Covid-19.

Ainda segundo informações da Infraero, um levantamento preliminar indica que o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado recebeu 130 voos de companhias aéreas em abril deste ano. Em maio, o número caiu para 104. Mas aumentou em junho, quando a quantidade foi de 166. No total, foram 400 voos nesses três meses mencionados pela empresa.

Campanha de orientação
A Infraero disse que, nessa pandemia do novo coronavírus, conta com uma campanha de orientação aos passageiros e funcionários da sua rede de aeroportos no combate à doença. “Intitulada ‘Cuide ainda + de você e dos outros’, o objetivo da campanha é preparar os terminais para a circulação de pessoas, garantindo a segurança de todos. No Aeroporto de São Luís, além das telas informativas e dos avisos sonoros, passageiros encontram adesivos instrutivos no momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-X, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação”, explicou a empresa.

A empresa esclareceu que as marcações alertam para a necessidade de manter o distanciamento de dois metros entre as pessoas e as formas de prevenção ao vírus. Além disso, os check-ins contam com proteção acrílica para resguardar a saúde dos passageiros e atendentes das companhias aéreas.

Medidas de prevenção
Além da campanha “Cuide ainda + de você e dos outros”, a Infraero comentou que realiza outras ações para prevenir a doença, como aquelas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dentre elas, a empresa citou o estímulo ao uso de canais digitais para concretização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in); orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos; e recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphones para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonetes e serviços de aeroporto.

Também são feitas outras medidas, como o uso de máscaras por passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto, bem como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos locais da empresa; divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque e áreas operacionais e administrativas, bem como banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos. Além de conteúdos no site, nas redes sociais e demais meios aplicáveis à rede para prevenir e combater a Covid-19.

Conforme a Infraero, são realizados, ainda, o monitoramento frequente da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel-toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum; e distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas no aeroporto, com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros pontos com fluxo de passageiros.

A orientação, segundo a empresa, é evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes. Por isso, ocorre a organização, junto com as companhias aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).

Orientações da Anac
Por causa da Covid-19, a Anac estabeleceu algumas orientações para que os voos sejam realizados seguindo as estratégias sanitárias necessárias ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Por isso, os passageiros deverão seguir os protocolos sugeridos pelos órgãos de saúde, companhias aéreas e governos (municipal, estadual e federal). As medidas devem ser adotadas antes, durante e após as viagens, como a Agência Nacional de Aviação Civil destacou.

Desse modo, caso o passageiro queira adiar sua viagem, ele fica isento de cobrança de multa contratual, desde que aceite um crédito para a compra de uma nova passagem. Se ele optar por cancelar o voo, e decidir pelo seu reembolso, está sujeito às regras contratuais da tarifa adquirida. O prazo para o reembolso é de 12 meses. Por outro lado, o passageiro que desistir da passagem aérea em até 24 horas contadas do recebimento do seu comprovante terá direito ao reembolso no prazo de sete dias. A regra se aplica às compras realizadas com antecedência mínima de sete dias do embarque.

O passageiro deverá ser comunicado pela empresa aérea sobre eventual alteração programada do voo com antecedência mínima de 24 horas. Nos casos de alteração programada, atraso, cancelamento ou interrupção do voo, fica assegurada a reacomodação do passageiro em voo de terceiro quando não houver disponibilidade de voo da própria empresa. A assistência material fica assegurada ao passageiro em território nacional, exceto nos casos de fechamento de fronteiras e de aeroportos por determinação de autoridades.

Aos brasileiros que se encontram no exterior, a orientação é seguir as recomendações das autoridades de saúde locais, além das medidas de prevenção e controle para a infecção humana pelo novo coronavírus. A Anac recomenda que consultem as medidas sobre orientações para passageiros em voos internacionais. Caso o país em que o passageiro se encontre tenha medidas de restrição de fronteiras decretadas, o viajante deve entrar em contato com o serviço consular local.


SAIBA MAIS

Quantidade de voos recebidos no Aeroporto de São Luís

Abril --------------------- 130
Maio --------------------- 104
Junho --------------------166

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.