Estado Maior

Série com pré-candidatos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A série de entrevista de O Estado com os pré-candidatos à Prefeitura de São Luís continua na edição de hoje. Já foram ouvidos sete dos 13 pré-candidatos apresentados até o momento e já com aval partidário para a disputa.

As entrevistas já publicadas foram com Carlos Madeira (SD), Neto Evangelista (DEM), Yglésio Moyses (Pros), Detinha (PL), Franklin Douglas (PSOL) e Eduardo Braide (Podemos). Na edição de hoje, Bira do Pindaré (PSB).

Na próxima semana será a vez de Rubens Pereira Júnior (PCdoB) – terça-feira, 14 - e Saulo Arcangeli (PSTU), na quintafeira, 16.

Já estão agendadas as entrevistas com Duarte Júnior (Republicanos) e Jeisael Marx (Rede). O primeiro terá entrevista publicada na terçafeira, 21 e o segundo, quinta, 23. Fechando a série, na última semana, serão entrevistados Wellington do Curso (PSDB) e Adriano Sarney (PV). O tucano terá a
entrevista publicada dia 28 e Adriano, dia 30.

O espaço dado aos postulantes ao Palácio de La Ravadière é uma oportunidade para que o eleitor/leitor possa analisar o que propõe e pensa cada um dos pré-candidatos.

Por isso, os temas abordados sempre têm relação tanto com o cenário local, como estadual e também nacional, além das relações políticas e o foco de uma possível gestão em São Luís de cada pré-candidato a prefeito da capital.

Novo espaço aos futuros candidatos deverá ser concedido por O Estado por meio da Sabatina, que desde 2016 vem mostrando as principais propostas dos políticos que querem comandar o Executivo.

Entrevista de hoje
O deputado Bira do Pindaré é o entrevistado da edição de hoje de O Estado e foi mais um pré-candidato ligado ao grupo do governador Flávio
Dino (PCdoB) que negou a ideia da formação de um consórcio.

Segundo o socialista, ao brincar, se houve conversas sobre o consórcio, ele não participou da assembleia.

Ainda segundo o pré-candidato, o PSB está em plena negociação com a direção nacional do PT para fechar aliança com a legenda em São
Luís.

Apoio
O Estado trouxe na edição de ontem a informação de que a deputada estadual Helena Duailibe (SD) estava apoiando o pré-candidato do
PCdoB, Rubens Júnior.

No entanto, houve um equívoco. A parlamentar chegou a dizer que iria apoiar a candidatura do comunista, mas, em nota, afirmou que seu
apoio é para o ex-juiz Carlos Madeira (SD).

“Sou do Solidariedade e o nosso partido tem um candidato, que é o José Carlos Madeira”, disse a deputada.

Visita
Os deputados Adriano Sarney e César Pires (ambos do PV) e também Wellington do Curso (PSDB) estiveram com o novo procurador-geral
de Justiça, Eduardo Nicolau.

Os parlamentares justificaram a visita com o argumento de que querem uma atuação do MP mais próxima da comunidade.

Tal atuação é umas das diretrizes de trabalho da equipe de Eduardo Nicolau. Ou seja, o Ministério Público mais próximo do povo, presente nos bairros menos favorecidos.

Sem tentativa
O deputado federal Gil Cutrim (PDT) negou à coluna qualquer tentativa de se incluir nos quadros do PSL.

No entanto, ele admitiu ter "boa relação" com o presidente estadual da sigla, Chico Carvalho.

Procurado, Chico não se manifestou. O PSL é visto como "uma das meninas dos olhos" de partidos que almejam mais tempo de campanha na mídia.

Inocente
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão aprovou ontem as contas de Dr. Julinho, que o vinha impedindo de concorrer às eleições.

Estas contas são referentes ao período em que ele foi diretor da Maternidade Benedito Leite, no ano de 2006.

Com este julgamento, cujo resultado foi a favor de Julinho, ele poderá concorrer à Prefeitura de São José de Ribamar sem qualquer problema
com a Lei da Ficha Limpa

DE OLHO

13 pré-candidatos A PREFEITO de São Luís estão em plena pré-campanha. Eles estão sendo ouvidos por O Estado, em série de entrevista.

Em queda
As estimativas de arrecadação do Município para 2020, divulgadas em audiência pública realizada ontem na Câmara de São Luís, são preocupantes.

Somente perdas de receitas próprias, são da ordem de 15% no primeiro semestre devido à pandemia do novo coronavírus.

E a estimativa é de novos índices negativos até o fim do ano e que isto tenha reflexos grandes para 2021.

E MAIS

• Mesmo com a ajuda federal, o Município de São Luís alega que as perdas de ordem tributária e queda nos valores de receitas transferidas pesam contra os cofres da Prefeitura.

• Segundo a administração municipal, o cenário é reflexo do período de pandemia que vive o país e a cidade.

• Nem mesmo a LC 173, do Executivo Federal, evitou os percentuais negativos, já que não suficiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.