Televisão

Felicidade sobre duas rodas

Globo Repórter reexibido nesta sexta-feira (10) vai abordar os benefícios do uso da bicicleta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Reportagem foi de Márcio Gomes
Reportagem foi de Márcio Gomes (Marcio Gomes)

RIO DE JANEIRO- Uma aventura sobre duas rodas para contar a história de brasileiros que optaram por uma vida mais saudável tendo a bicicleta como aliada. A reexibição do Globo Repórter que vai ao ar nesta sexta-feira (10), logo após a novela Fina Estampa, lembra que trocar quatro por duas rodas significa economia em combustível, impostos, estacionamento e manutenção, e ganhos de saúde, tempo e disposição. Quem vai pedalando para o trabalho, por exemplo, tem seis vezes menos chance de contrair doenças crônicas.

No Rio de Janeiro, o engenheiro Samuel Carvalho acorda sempre às 3h30 da manhã para pedalar. Percorre 250 quilômetros por semana: em um ano e meio, foram mais de 15 mil quilômetros, distância que equivale a ir à Rússia de bicicleta. O saldo positivo inclui muitos quilos a menos, mais disposição e o privilégio de ver o nascer do sol todos os dias.

Em São Paulo, nos últimos dez anos, o número de ciclistas aumentou 24%. Um entregador chega a percorrer 100 quilômetros por dia na maior cidade do país. E nunca é tarde para ser feliz sobre duas rodas. “Aprendi a andar de bicicleta já mais velho. E nunca imaginei que a bike pudesse ganhar um novo sentido quando morei no Japão, entre 2013 e 2018. No Rio ou em São Paulo, o pedal representa diversão ou necessidade, mas sempre havia preocupação com trânsito pesado, desrespeito de motoristas, estado ruim das ciclovias e violência urbana”, conta Márcio Gomes, um dos repórteres do programa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.