Teste positivo

Lideranças se manifestam após Jair Bolsonaro testar positivo para Covid-19

Deputados, senadores e outras autoridades comentam a situação do presidente da República, após ele mesmo ter anunciado diagnóstico do novo coronavírus

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Deputado federal Pastor Gildenemyr manifestou solidariedade a Bolsonaro
Deputado federal Pastor Gildenemyr manifestou solidariedade a Bolsonaro (Gildenemyr)

Lideranças políticas do Maranhão e do país deram ênfase ontem ao resultado positivo do teste para o Covid-19, o novo coronavírus, a que foi submetido o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

O diagnóstico foi revelado pelo próprio presidente, em entrevista coletiva, na manhã de ontem e provocou repercussão internacional. Na pauta, a forma com a qual a pandemia do Covid-19 tem sido enfrentada no Brasil e o desrespeito ao isolamento social por parte do governante.

Foi, por exemplo, o que citou a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania), ao comentar o caso em seu perfil, em rede social.

“Desejamos pronta recuperação do presidente Bolsonaro. Que aproveite esse momento para refletir sobre seus posicionamentos em relação ao Covid-19. O diagnóstico do presidente revela a importância do isolamento e uso de máscara, prevenção que ele sempre se recusou a fazer”, enfatizou.

O secretário de Estado de Comunicação do Maranhão, Rodrigo Lago, também cobrou de Bolsonaro, respeito às regras de isolamento social.

“Que Bolsonaro se recupere logo. Se for possível fazer um pedido apenas, que respeite o isolamento durante a quarentena”, declarou.

Solidariedade

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD), por outro lado, se solidarizou ao presidente da República.

“Estou na torcida para que o presidente Jair Bolsonaro possa superar esse problema com a mesma coragem força de sempre. Estamos juntos”, escreveu.

O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal, Sergio Moro, também se pronunciou sobre a situação de saúde de Bolsonaro.

“Sobre a informação de que o presidente testou positivo para Covd-19, só cabe desejar a ele plena recuperação”, disse.

O deputado Pastor Gildenemyr (PL) também manifestou solidariedade ao presidente da República.

Nas redes sociais, o parlamentar disse estar em oração pela recuperação de Bolsonaro.

“Estamos em oração pela recuperação do presidente Jair Bolsonaro. Que ele se recupere o mais rápido possível”, escreveu.

Já o governador Flávio Dino, que mantém uma rotina diária de análises e críticas a respeito do presidente da República, até o fechamento desta edição, não havia se posicionado sobre o tema.

Jerry usa hashtag com “fora bolsonaro” após resultado

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), considerado o braço direito do governador Flávio Dino (PCdoB) na Câmara Federal, utilizou-se de uma campanha em favor do impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), logo após a divulgação do resultado do exame que diagnosticou o chefe do Executivo com o novo coronavírus.

Em seu perfil em rede social, Jerry publicou uma mensagem que carregava como pano de fundo, a campanha política contra o presidente.

“Bolsonaro deve saber que: quem semeia o ódio colhe o ódio também; quem é indiferente, desperta indiferença alheia também; quem não tem empatia, atrai repugnância. Vamos plantar coisas boas e políticas públicas eficazes para nosso Brasil! #foraBolsonaro, #impeachmentbolsonarourgente”, escreveu.

Logo em seguida, Jerry completou: “Que o Bolsonaro seja curado da Covid-19 é o que sinceramente desejo. Como também desejo que ele seja curado do vírus da intolerância, do ódio, da falta absoluta de empatia; do vírus da irresponsabilidade e da negligência com a saúde de milhões de brasileiros. #BolsonaroTestaPositivo, #ForaBolsoaro”, finalizou.

Bolsonaro fez entrevista coletiva para informar resultado de teste

O presidente Jair Bolsonaro informou ontem que deu resultado positivo o exame ao qual se submeteu para detectar se está com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O presidente afirmou que chegou a ter febre de 38 graus, mas que, à noite, a temperatura começou a ceder. Relatou também que sentiu mal-estar e cansaço. Disse que agora está se sentindo "perfeitamente bem".

De acordo com Bolsonaro, ele tomou hidroxicloroquina, remédio que vem defendendo como tratamento para a Covid-19 — não há comprovação científica da eficácia da hidroxicloroquina para a doença.

Bolsonaro já havia informado a apoiadores na segunda-feira (6) que estava com febre e dores no corpo e, por isso, decidiu fazer o exame. Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão "estava limpo".

O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco.

Ele informou que nos próximos dias vai despachar por videoconferência na residência oficial do Palácio da Alvorada e que talvez receba auxiliares para assinar documentos. Bolsonaro disse tern cancelado viagens que faria nesta semana para Bahia e Minas Gerais.

O presidente fez o anúncio do resultado do exame para a TV Brasil e mais duas emissoras. Nenhuma outra emissora foi convidada. Ao final do anúncio, ele se afastou alguns passos dos repórteres e tirou a máscara. Mostrou o rosto, disse estar "bem" e pediu cuidado aos mais idosos.

"Vamos tomar cuidado, em especial com os mais idosos e que têm comorbidade. Os mais jovens, tomem cuidado, mas se forem acometidos do vírus, fiquem tranquilos que para vocês a possibilidade de algo mais grave é próximo de zero", declarou.

Chuva

O presidente também se aproximou e falou com apoiadores nos últimos dias e pode ter transmitido a doença — de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa infectada pode transmitir o vírus até seis dias antes de começar a apresentar sintomas.

Bolsonaro disse ainda que o novo coronavírus é "como uma chuva" e vai atingir a maioria das pessoas.

"O que eu posso falar para todo mundo aqui? Esse vírus é quase como, eu já dizia no passado e era muito criticado, era como uma chuva. Vai atingir você, né? Alguns, não. Alguns tem que tomar um maior cuidado com esse fenômeno, por assim dizer", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.