Gás

Eneva encontra indícios de petróleo e gás em poço na Bacia do Parnaíba

Empresa, que opera hoje 18 blocos e nove campos na área, sendo cinco deles em produção e quatro em desenvolvimento, encontrou os indícios em bloco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Eneva tem investido muito na exploraçã de gás e petróleo, nos últimos, anos, na Bacia do Parnaíba
Eneva tem investido muito na exploraçã de gás e petróleo, nos últimos, anos, na Bacia do Parnaíba (parnaíba)

São Luís - A Eneva encontrou indícios de gás e petróleo no poço onshore 3-ENV-11D-MA, no bloco PN-T-48, da Bacia do Parnaíba, que foi adquirido na 9ª Rodada da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e é objeto de um Plano de Avaliação de Descoberta (PAD), com vencimento previsto para março de 2022. O PEM do projeto é de 100 pontos, contemplando um poço e 20 unidades de trabalho (Uts) por km de sísmica 2D (considerando-se os dois períodos exploratórios). A informação é do site Petróleo Hoje.

No bloco está a descoberta de Fazenda Tianguar, que já conta com outros dois poços perfurados: 7-GVB-14D-MA e 4-ENV-6-MA, ambos em 2019. A área da descoberta também inclui o PN-T-49, operado pela companhia.

A Eneva opera18 blocos e nove campos na Bacia do Parnaíba – cinco deles em produção (Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul) e quatro em desenvolvimento (Gavião Preto, Gavião Branco Norte, Gavião Tesoura e Gavião Carijó).

A companhia possui ainda sete Planos de Avaliação de Descobertas (PADs), sete blocos exploratórios adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, em 2015, cinco blocos adquiridos na 14ª Rodada de Licitações da ANP, em 2017, e seis blocos adquiridos no primeiro ciclo da Oferta Permanente da ANP, em 2019.

Além da Bacia do Parnaíba (MA), a Eneva opera o campo de Azulão, na Bacia do Amazonas (AM). O gás natural produzido no campo vai abastecer a usina termelétrica Jaguatirica II, em Roraima. A ideia é replicar o modelo reservoir-to-wire (do reservatório ao poste – R2W) do Complexo Parnaíba no projeto do Amazonas.

A campanha de perfuração na Bacia do Parnaíba teve início em 2010, mesmo ano em que houve a primeira descoberta de gás natural. Em 2012, o Campo de Gavião Real foi o primeiro a fornecer gás natural para o complexo Parnaíba. No ano seguinte, foi registrada a primeira produção comercial de gás.

Em 2015, foram adquiridos sete blocos exploratórios na 13ª Rodada de Licitações da ANP, mesmo período em que houve a declaração comercial de quatro novos campos. No ano seguinte, houve o alcance de 8,4 milhões de m³ de gás natural produzidos por dia no Complexo Parnaíba.

Mais

Sobre a Bacia do Parnaíba

Nove campos de gás natural declarados comerciais, sendo cinco em produção e quatro em desenvolvimento

Área exploratória total superior a 40 mil km²

Infraestrutura própria e dedicada de abastecimento de combustível, com 203 km de rede própria de gasodutos

Capacidade de produção de 8,4 milhões de m de gás natural por dia

Mais de 140 poços perfurados

Taxa de sucesso de poços pioneiros de 35%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.