Estragos

Ventania destelha casas no Coroadinho

Fenômeno ocorreu por volta das 14h30, desta segunda-feira, 6; segundo moradores, tampas de caixa d'água também "voaram

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Após a ventania, moradores do bairro contabilizaram os prejuízo
Após a ventania, moradores do bairro contabilizaram os prejuízo (ventania)

São Luís - Uma chuva rápida atingiu São Luís na tarde desta segunda-feira, 6, mas tempo suficiente para causar diversos estragos. A forte ventania que acompanhou a precipitação, destelhou diversas casas no Polo Coroadinho, o que deixou moradores assustados. Pelo menos três pontos da região foram afetados pelo evento meteorológico, incluindo a Vila dos Frades e Alto do São Francisco. Moradores gravaram vídeos, durante e após o episódio. Pedaços de telhas foram encontrados na pista. O fenômeno causou prejuízos na localidade.

De acordo com informações dos moradores, a ventania ocorreu por volta das 14h30, enquanto chovia pouco. No Coroadinho, o fenômeno deixou estragos nas ruas Colônia e Rua Manoel Alves Abreu. Mas também ocorreu no Alto do São Francisco e em trechos da Vila dos Frades. “Eu estava no quintal e só ouvi um estouro, algo rodando. Botei a mão na cabeça e entrei no quarto. Meu filho estava dormindo. Eu vi telhas voando para tudo quanto é lado”, narrou uma mulher que reside no local.

Ela, que mora na região há mais de 35 anos, comentou que a sensação era de surpresa. E que algo parecido já havia acontecido no Alto do São Francisco, mas não com essa dimensão. A moradora declarou que observou vários galhos de árvores girando no ar. Outra, informou que foi assustador. Segundo disse, a ventania também levou tampas de caixas d’água e outros objetos. Depois que a velocidade do vento diminuiu, as pessoas começaram a sair de casa para observar os transtornos. Muitos moradores subiram nas residências para calcular o prejuízo. Alguns tentaram “salvar” algumas telhas do chão.

Ventos mais fortes
Segundo o Laboratório de Meteorologia (Labmet), do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o início da estação seca no estado, os ventos serão mais fortes. Como explicou o meteorologista Márcio Eloi, julho é considerado o mês de transição da estação chuvosa para o período seco, o que gera a tendência de aumento da velocidade dos ventos, originados pelas diferenças de pressão e de temperatura que existem na atmosfera, ou seja, deslocamentos de massas de ar, fundamentais na dinâmica terrestre.

Por este motivo, é natural que ocorram essas rajadas em São Luís durante esse período. “Julho, agosto, setembro, outubro e novembro são meses marcados por grande intensidade dos ventos. Em setembro e outubro, as rajadas atingem uma magnitude máxima, do ponto de vista climatológico”, explicou Márcio Eloi. De acordo com o meteorologista, as velocidades altas dos ventos podem ser explicadas pela entrada na estação seca.

Na transição, ou seja, em julho, o volume de chuvas diminui. Após o período chuvoso, ocorrem algumas mudanças meteorológicas, como o aumento da temperatura e redução da umidade do ar. “O vento fica mais intenso. Na estação seca, climatologicamente falando, os picos desses ventos ocorrem em setembro e outubro, principalmente, em outubro. Mas a estação seca propriamente dita começa em agosto”, esclareceu o meteorologista da Uema.

SAIBA MAIS

Outra ventania

Não foi a primeira vez que isso aconteceu na capital maranhense. Uma ventania com essa magnitude já tinha ocorrido em São Luís neste ano. O fato foi registrado no dia 8 de junho, quando uma chuva forte caiu na Grande Ilha. No Turu, um supermercado sofreu danos ao ter sua estrutura de vidro destruída em uma parte, logo na entrada. O fenômeno que acompanhou o temporal derrubou a parte da estrutura de vidro e arrastou os carrinhos do estabelecimento comercial.

Naquele bairro, telhas de residências “voaram”. Assim como no Polo Coroadinho, moradores registraram o momento em vídeos. Além disso, placas de outdoor foram arrancadas de seus locais, igualmente por causa da ventania.

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.