Testes

SES informa que testagem para Covid-19 aumentou em 125% na capital

Segundo a secretaria, apesar dos riscos de subnotificação, medidas estão sendo tomadas para evitar situação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(teste covid-19)

São Luís - De acordo com a Secretária de Estado da Saúde do Maranhão (SES), as testagens para Covid-19 aumentaram em 125% na capital devido as medidas para garantir que não haja subnotificações. Uma dessas medidas foi o aumento no número de testes disponíveis na capital.

Segundo a SES, no dia 1º de maio foram realizados 8.253 testes. No final do mesmo mês, com aquisição de mais exames, esse número subiu para 56.177. Em junho, foram contabilizadas 164.067 verificações, ou seja, um aumento de 125% se comparado ao quantitativo final de cada mês.

Apesar do risco de subnotificações (falsos resultados), considerando a oferta de testes disponíveis para atender a demanda global, a SES também esclareceu que todas as medidas são tomadas para evitar a subnotificação no Maranhão, dentre os quais: a distribuição de kits de testagens para que os municípios possam identificar e, por conseguinte, notificar novos casos positivos e/ou descartados, a aquisição de mais de 100 mil testes entre rápidos e RT-PCR, além da compra recente de 20 mil testes sorológicos.

Novas medidas

A SES comunicou, ainda, que dará início ao estudo sorológico, em parceria com Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para mapear o percentual da população que foi acometido pelo coronavírus, além de já adquiriu 20 mil testes sorológicos. A pesquisa terá início nas próximas semanas e será realizada em domicílios nas 19 Regiões de Saúde do Estado.

Testagem

A rede estadual de saúde realiza exames em pacientes sintomáticos, sob recomendação médica, e indicação de internação nas Unidades de Pronto Atendimento, rede hospitalar de gestão estadual e o Centro de Testagem da Beira Mar para profissionais de saúde e da segurança.

Reabertura de bares e restaurantes

Com a reabertura de bares e restaurantes os casos de covid-19 em São Luís têm passado por uma reaceleração. Segundo a SES, para prevenir uma segunda onda, desde o início da reabertura gradual das atividades nesse setor, no dia 27 de junho, já foram realizadas 40 inspeções, que resultaram em 10 notificações a estabelecimentos ou serviços.

A SES informou ainda que tem realizado a testagem da população, o que permite reconhecer o cenário epidemiológico do estado, apontando queda ou crescimento de casos, ritmo de contágio, fase de disseminação da doença e população afetada. De posse destas informações, a SES adotou medidas de controle da transmissão comunitária como a expansão de serviços especializados, restrição de atividades ou flexibilização dos serviços sempre alinhados ao comportamento epidemiológico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.