COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Martha Rocha
Este ano tem sido de grandes perdas de mulheres que marcaram a vida social brasileira na segunda metade do século 20.
No último sábado, saiu de cena, aos 87 anos, uma das mais belas brasileiras de todos os tempos: a baiana Martha Rocha (Maria Martha Hacker Rocha), nossa primeira Miss Brasil e também a primeira latinoamericana a se classificar em segundo lugar no concurso de Miss Universo.
Foi em 1954, e a imprensa internacional considerou o resultado uma grande injustiça do certame. Ainda no auge da beleza, Martha Rocha veio a São Luís participar de um evento promovido pela saudosa colunista Flor de Lys, nos jardins do Hotel Quatro Rodas (hoje, Blue Tree São Luís).
Foi a única vez que conversei com esse ícone feminino da beleza eterna.

Aglomeração
Embora o número de casos do novo coronavírus tenha sofrido redução, a situação ainda não está plenamente controlada.
Infelizmente, ainda amargamos esse energúmeno caos pandêmico que assola o mundo.
Apesar de tudo, muitos ainda insistem em desrespeitar os decretos estaduais e municipais sobre distanciamento social. Em alguns bairros, a impressão é que os transeuntes vivem um mar de rosas, como se nada estivesse acontecendo. Ou simplesmente não querem enxergar o óbvio.

Aglomeração 2
Os jovens, principalmente, são os mais teimosos. São muitos os que estão provocando aglomerações em vários pontos da capital maranhense nos
fins de semana, lotando, inclusive, postos de gasolina, simplesmente para curtir a noite ouvindo som automotivo.
Mas eles devem ficar de olhos bem abertos, pois a Vigilância Sanitária também está de olho espichado e costuma interditar estabelecimentos, principalmente quando há denúncias por parte de pessoas que residem nas proximidades.

Live em casa
O Grupo Mirante se organiza para transmitir a última live do projeto “Arraial Bumba Minha Casa”, nesta sexta-feira, às 20h. As duas primeiras
edições foram um sucesso.
O encerramento contará om a participação dos grupos folclóricos Boi de Morros e Maracanã, sendo o primeiro de orquestra e o outro de matraca.
O show especial, no entanto, será com a banda Mesa de Bar, um dos grupos de arrocha mais famosos da região Nordeste e que, aos poucos,
vai conquistando o Brasil.

Sobre educação
“Inovações Disruptivas” é o tema a ser discutido no primeiro webinar proposto pela Faculdade de Negócios Faene, na noite da próxima quinta-feira, às 19h, pela plataforma Google Meet.
A videoconferência online está com inscrições abertas e dará direito a certificado de três horas de participação.

Lives já estão cansando
Nestes tempos de pandemia chovem lives. É uma saída, via internet, de artistas e políticos para driblar o isolamento. Amiga do PH que está em casa isolada, também se valendo das lives, diz que esses programas já estão enchendo as medidas. E esclarece: “A gente está em casa, à vontade, de babydoll, de repente para tudo para se arrumar toda, não é para sair, é só para fazer uma live. Tem horas que é um verdadeiro saco!”

TRIVIAL VARIADO
As cenas de aglomerações em bares reabertos em São Luís, com quase todos os clientes sem máscaras, ilustram da mesma forma o comportamento de uma parte dos brasileiros que, em primeiro lugar, é egoísta pelo desdém ao risco de contaminar outras pessoas. O negacionismo e a falta de empatia
não estão apenas em gabinetes. Estão soltos nas ruas.

Helô Pinheiro é a convidada de Luciana Gimenez, no “Luciana By Night” da noite de hoje, às 23h30, na Rede TV!. A gravação vai ao ar no mesmo dia em que a eterna Garota de Ipanema comemora 75 anos de idade.

O Restaurante do Senac reabriu suas portas ontem com menu executivo diário, a R$39,00 por pessoa (vale para uma entrada, um prato principal e uma sobremesa). A casa está seguindo todos os protocolos de segurança conforme as orientações das autoridades sanitárias.

O homem entra em um mercadinho e pergunta ao atendente: - Por acaso vocês vendem veneno para ratos? O balconista responde: - Sim, o senhor
vai querer levar? De forma irônica, o cliente diz: - Não, estou pensando em trazer os ratos para comerem aqui. Não há o que não haja.

A pandemia também levou a Globo a paralisar os estudos que existiam sobre lançamentos de novos programas na área do humor. Alguns projetos já estavam bem avançados. Agora não há mais qualquer previsão sobre nada.

Cachorros podem envelhecer até 30 vezes a idade de humanos no primeiro ano de vida, diz pesquisa da Universidade da Califórnia que analisou o comportamento do genoma de cães em comparação com o de humanos.

Os cães mostram um acúmulo muito mais rápido em seu genoma do que os humanos no primeiro ano de vida. Ou seja: não envelhecem apenas sete vezes a idade de humanos, é o que afirmam cientistas em um novo estudo.

A pesquisa defende que cães jovens podem ser “mais velhos” do que pensávamos e sugere que um filhote de um ano de idade tenha, na verdade, cerca de 30 anos em “idade humana”.

Enquanto os cientistas tentam encontrar a vacina para o coronavírus e os gestores públicos fortalecem a rede hospitalar para salvar vidas, os empresários da indústria já planejam o período pós-pandemia.

A pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social adotadas em todo o mundo transformaram muitos segmentos e modelos de negócios. O Canal Rural, por exemplo, aumentou em 51% a realização de leilões virtuais de animais. Foram 218 eventos, entre janeiro e junho, no formato eletrônico.

DE RELANCE
Novo tempo na Oak Wine

O empresário Demócrito Silva e Silva bateu o martelo: sua casa Oak Wine, que é uma das mais bonitas da cidade, vai ser reaberta nesta quarta-feira, 8, com uma novidade: o almoço e o jantar serão servidos àla carte. Nesse novo normal, a casa terá novos horários de funcionamento: de terça-feira a
domingo, o almoço será das 11h às 15h e o jantar, das 18h à meia-noite. No reinício, sem música ao vivo, por conta do decreto do governo, mas em breve voltará com a programação normal. O delivery será́de 11h às 14h30 e das 18h às 23h30. Reservas e pedidos pelos fones 3268 4060/ 98299 0186.

Caminhos e soluções
Recentemente, uma live proposta pelo Instituto Florence de Ensino Superior e transmitida pela página da instituição no Instagram discutiu tema relacionado à pandemia do novo coronavírus. O convidado especial foi o secretário de Estado de Políticas Públicas e médico sanitarista Marcos Pacheco, que é também membro do Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Ele abordou o tema “A luta contra a Covid-19: caminhos e soluções”.

Ensino superior
Começam hoje as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até sexta-feira. Mais de 51 mil vagas são oferecidas em instituições de todo o Brasil. Pela
primeira vez, além dos cursos presenciais de graduação, o Sisu oferta vagas na modalidade “a distância”. Podem participar da seleção candidatos que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não tiraram nota zero na redação. Quem fez a prova na condição de treineiro está fora do processo.

Jornada Virtual
O Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão realiza, até sexta-feira, a I Jornada Virtual, oferecendo atividades eletivas de diferentes áreas do conhecimento. O evento ocorre por meio de plataformas virtuais como o Google Meet e o Google Classroom, exclusivamente para servidores e discentes da escola.

Jornada Virtual 2
Essa ação é uma forma de viabilizar experiências de aprendizagem nesse período em que o distanciamento social se faz necessário. A iniciativa reúne servidores do Colun/UFMA que, de forma multidisciplinar, estão buscando criar um espaço de produção e socialização do conhecimento por meio de laboratórios, projetos didáticos, de ensino, pesquisa e extensão.

Nosso Centro Histórico
Os casarões do Centro Histórico de São Luís começam a receber visitas de representantes da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, por meio do programa “Nosso Centro”, para que sejam adaptados a receber moradores. O edital está aberto para Organizações da Sociedade Civil que estejam interessadas em celebrar acordo de cooperação para gestão condominial dos imóveis que serão disponibilizados para habitação. As visitas acontecerão também nos dias 14 e 21 deste mês. O prazo para marcar a participação nas visitas segue até o dia 19.

Matrículas online
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) fará matrículas pela internet para os alunos que forem aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no segundo semestre deste ano. O prazo para inscrições vai de hoje a 10 de julho, pelo site. A medida visa evitar o deslocamento dos estudantes e a aglomeração nos campi, diminuindo o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Vantagem em tudo
Os milhares e milhares de brasileiros com condições financeiras acima da média ou de famílias privilegiadas que conseguiram o auxílio emergencial de R$ 600, criado para ajudar apenas os mais necessitados, provam que não são poucos os que não desperdiçam uma vantagem indevida quando a oportunidade aparece. Mesmo que, vez por outra, protestem contra a roubalheira em redes sociais. Se os maus exemplos vêm da base da sociedade, como ter uma classe política mais comprometida com a moralidade?

Para escrever na pedra:
“Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos”. Do ícone jamaicano Bob Marley.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.