Observação dos Planetas

Lives de observação astronômica ocorrem em comemoração ao dia nacional da ciência

A semana terá eventos para comemorar o dia nacional da ciência em todo o país; em São Luís, live mostrando a lua e planetas ocorrerá hoje e amanhã (6 e 7)

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Imagens são feitas através do telescópio do físico
Imagens são feitas através do telescópio do físico (Lua de sangue)

São Luís – Em comemoração ao dia nacional da ciência (8 de julho), dia em que foi fundada a Sociedade Brasileira para o Progresso Brasileiro, será realizado em todo o país, eventos científicos durante esta semana. Em São Luís, por meio do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, será realizado lives de observação astronômica pelo céu da Grande.

As lives vão acontecer nesta segunda-feira (6) e amanhã (7), a partir das 20h, através da página do Instagram @ilhadaciencia. O professor e físico da Universidade Federal do Maranhão, Antônio Oliveira, contou que hoje será mostrado o nascimento da lua, que está em sua fase cheia no momento, o nascimento de Júpiter e o de Saturno.

Oliveira explicou que nessa época do ano os dois planetas estão muito próximos da lua. “Se você olhar para o céu vai perceber que abaixo da lua tem uma estrela muito luminosa e uma mais abaixo, um pouco menos cintilante. Elas são Júpiter e Saturno”, explicou. Para realizar a live, o professor faz as imagens através da câmera posicionada no telescópio para capturar o céu.

De acordo com o professor, ao nascer de júpiter, também será possível ver as quatro Luas Galelianas, satélites naturais de Júpiter descobertas por Galileu Galilei, a Europa, Ganímedes, Io e Calisto. Após isso, também será visto Saturno e seus famosos anéis. Antônio ainda informou que caso o tempo esteja favorável, também será possível ver Titã, a maior lua do sistema solar.

Já amanhã (7) será apresentado na live a conjunção de Júpiter e Saturno com a Lua, que é o fenômeno de alinhamento desses planetas, momento em que eles se aproximam podendo serem vistos em uma “linha reta”.

“A live será feita com a exposição do céu e eu vou acompanhar explicando os fenômenos e tirando dúvidas. É uma forma dinâmica e menos cansativa de fazer lives e divulgar a ciência. Você vai ver a ciência em si”, concluiu o professor.

Além da página do Instagram, quem quiser acompanhar ou saber mais sobre a programação pode acessar o site da SBPC.

Saiba mais

Lua

Único satélite natural da Terra, é a quinta maior lua do sistema solar. Por sua proximidade com o planeta Terra, é o objeto maior e mais brilhante no céu noturno terrestre.

Sem a existência da Lua, a Terra não teria marés. O fenômeno nos mares ocorre em consequência da força de atração gravitacional exercida pelo satélite natural e pelo Sol.

Júpiter

O grande gasoso é o quinto na fila do Sol e, de longe, o maior planeta do sistema solar. Ele tem mais do que o dobro da massa de todos os outros planetas juntos. Se a Terra fosse do tamanho de uma uva, Júpiter seria do tamanho de uma bola de basquete.

Saturno

Conhecido como o “Senhor dos anéis”, saturno é o sexto, e segundo maior, planeta do sistema solar. Seus milhares de anéis são formados por de pedaços de gelo e rocha.

Observatório

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.