Auxílio

"Terapeuta Ocupacional em Ação" atende na pandemia

Dezenas de pacientes são atendidos diariamente por profissionais voluntários, gratuitamente; ação busca garantir a ressignificação de atividades cotidianas e o equilíbrio emocional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Terapia ocupacional remota, por voluntários, na pandemia
Terapia ocupacional remota, por voluntários, na pandemia (terapia ocupacional)

São Luís - Cuidar da saúde e garantir a qualidade de vida de seus pacientes é uma preocupação constante para terapeutas ocupacionais. Durante a pandemia de Covid-19, a exigência de distanciamento e isolamento social tem representado um desafio excepcional para que esses profissionais se mantenham próximos de quem precisa de atendimento, mas serviu, também, como combustível para a criação de um projeto repleto de generosidade e cuidado. Por meio do “Terapeuta Ocupacional em Ação”, profissionais vinculados ao Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, Crefito-16, têm oferecido atendimento gratuito de forma remota à população.

O grupo, formado inicialmente por 12 terapeutas ocupacionais, disponibiliza o serviço de segunda a sexta, das 8h às 18h, para pacientes de todas as idades que necessitam dos serviços. Dezenas de atendimentos estão sendo realizados diariamente, com pacientes de São Luís, interior do Maranhão e até de outros estados do país, demonstrando o sucesso de um projeto repleto de cuidado e generosidade.

“O projeto surgiu de uma inquietação, de um grupo de terapeutas ocupacionais, em contribuir de forma voluntária com a sociedade, diante de uma demanda que precisa ser acolhida, escutada e orientada para a promoção da qualidade de vida em geral. Houve uma mobilização muito positiva em relação ao T.O. em Ação e mesmo após o lançamento do projeto, bastantes terapeutas ocupacionais têm nos procurado e se disponibilizado a colaborar”, contou Isabelle Rêgo, terapeuta ocupacional, membro da Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental do Crefito-16 e uma das idealizadoras do projeto.

Com foco no planejamento da rotina de atividades do dia-a-dia durante o período de isolamento social, acolhimento, escuta e orientações sobre a saúde mental e emocional dos pacientes, o projeto tem sido imprescindível para muitas pessoas, em especial àquelas que, mesmo antes à pandemia, não tinham acesso a atendimentos de Terapia Ocupacional, como para o lavrador F.C.C. (por questões de ética profissional não pode ter a identidade divulgada), de 57 anos, morador de Parnarama, há cerca de 500 quilômetros de São Luís.

“O projeto TO em ação têm me ajudado bastante. Recebo as atividades físicas e desenvolvo em casa, com o auxílio da minha família. Tenho evoluído bastante. Agradeço muito a todos os envolvidos nesse projeto tão especial. Estão de parabéns”, frisou a paciente remota.

Os singelos depoimentos, repletos de gratidão pelo trabalho dos terapeutas ocupacionais têm estimulado cada vez mais os profissionais que integram o projeto, como afirmou a T.O. Celene Azevedo.

“É muito gratificante poder cuidar e contribuir para o desempenho ocupacional das pessoas, principalmente nesse período de pandemia, mesmo que de forma remota, para desenvolver e repensar rotinas junto com cada paciente, sabendo que, de alguma forma, estamos ajudando a enfrentar esse momento difícil para todos nós”, contou.

Assim como os atendimentos, os agendamentos são feitos por telefone, diretamente com os profissionais. O projeto é aberto a pacientes de todas as idades e, em alguns casos, os atendimento devem ser feitos na presença de um responsável. Durante o contato com os pacientes, os terapeutas ocupacionais também fornecem orientações e cuidados preventivos sobre a Covid-19. Os contatos e horários de disponibilidade dos profissionais que fazem parte do projeto estão disponíveis no site do Crefito-16 (www.crefito16.gov.br) e no perfil do Conselho no Instagram (@crefito16).

FIQUE POR DENTRO

Papel do Terapeuta Ocupacional na pandemia

O terapeuta ocupacional, em meio à crise enfrentada, é um profissional indispensável para auxiliar a população nessa turbulência, seja ao promover ações que visem a reorganização da rotina considerando a nova realidade, quanto ao trabalhar com os grupos de risco, em especial idosos, com incentivo às atividades diárias e sugestões de ocupações. Essas ações tem como objetivo principal ofertar segurança e motivação, promovendo saúde mental e facilitando o tempo de confinamento.

Confira algumas dicas que poderão ajudar nesse período de isolamento:

- Manter alimentação saudável e ter cuidado na ingestão de alimentos diante de sintomas de ansiedade;
- Beber bastante líquido;
- Manter ambientes de casa com janelas e portas abertas e tomar banho de sol;
- Realizar alguns exercícios físicos, de forma segura e dentro da própria casa;
- Evitar o estresse com as notícias constantes sobre o vírus e buscar informações em fontes oficiais;
- Manter o hábito de olhar o calendário para não perder a noção de tempo;
- Realizar atividades como leitura, escutar músicas, atividades artesanais (pintura, crochê, tricô, costura, dentre outras), organizar armários, documentos, entre outros;
- Manter a religiosidade, nas diferentes formas de manifestar a fé;
- Realizar exercícios de respiração ajuda a acalmar;
- Ter pensamento positivo de que passaremos por esse tempo e aprenderemos com ele;
- Realizar contatos telefônicos/chamadas de vídeo com familiares e amigos;
- Cuidar da aparência pessoal para ajudar a elevar a autoestima;
- Relembrar memórias afetivas, com fotos/vídeos antigos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.