Remdesivir

Comissão autoriza uso do Remdesivir na Europa

A medida ocorre apenas uma semana após a Agência Europeia aprovar medicamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
UE disse estar em negociações para obter doses de Remdesivir
UE disse estar em negociações para obter doses de Remdesivir ( Remdesivir)

BRUXELAS - A Comissão Europeia informou nesta sexta-feira que aprovou condicionalmente o uso do antiviral Remdesivir para tratar casos graves de Covid-19 após um acelerado processo de revisão, sendo o primeiro medicamento autorizado na região para combater o vírus.

A medida ocorre apenas uma semana após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovar o medicamento, produzido pela Gilead Sciences, para uso em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, que também sofrem de pneumonia e requerem suporte de oxigênio.

“Não deixaremos pedra sobre pedra em nossos esforços para garantir tratamentos ou vacinas eficientes contra o coronavírus”, disse Stella Kyriakides, comissária da UE para Saúde e Segurança Alimentar, em comunicado.

A Comissão informou na quarta-feira que estava em negociações com a Gilead para obter doses de remdesivir para os 27 países do bloco.

No entanto, isso pode ser difícil depois que o Departamento de Saúde dos Estados Unidos anunciou que havia garantido toda a produção projetada da Gilead para julho e 90% da produção para agosto e setembro.

O remdesivir está sob alta demanda depois que o medicamento administrado por via intravenosa ajudou a reduzir o tempo de recuperação hospitalar. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.