Música

Cacuriá em experimento musical

Fruto de sua pesquisa sobre os ritmos populares maranhenses, Thierry Castelo lança a música "Baticuriá", em homenagem a um dos ritmos mais marcantes do São João do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Thierry Castelo lança música inspirada no cacuriá
Thierry Castelo lança música inspirada no cacuriá (cacuriá)

SÃO LUÍS- Um dos ritmos mais populares do São João do Maranhão ganhou uma versão inédita pelas mãos do baterista Thierry Castelo. A nova música do artista, intitulada “Baticuriá, é um exemplo das misturas rítmicas que ele experimenta, frutos de sua pesquisa sobre os ritmos da cultura popular maranhense.

O single, que está disponível desde sábado (13), Dia de Santo Antônio, nas plataformas de streaming, foi gravado, mixado e masterizado no Deu na Telha Audiolab pelo músico João Simas. Thierry assina a letra, música e os arranjos. Além disso, ele toca guitarra (com João Simas), teclados (com João Victor Carvalho) e programações. Thierry, que também está afastado dos palcos desde o mês de março, tem trabalhos com os grupos Criolina, Afrô, Baré de Casco e com o cantor Tiago Máci.

Thierry Castelo, cujo pseudônimo é “Caçador de groove”, conta que o cacuriá transformou a vida dele. “Principalmente a minha forma de ver a música e seu poder sobre o corpo e a mente das pessoas”, disse, revelando que as festas do Divino Espírito Santo são uma paixão de infância.

O cacuriá é uma dança com origem nos cantos e batuques tocados a caixa das festas do Divino Espírito Santo, no Maranhão, e é uma paixão de infância de Thierry Castelo. Em São Luís, o canto e a dança correlacionados ao ritmo encontram são incentivados pelo Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão (Laborarte). O grupo mais conhecido se chama Cacuriá de Dona Teté, que tem à frente a cantora Rosa Reis, que assumiu as rédeas após a morte da caixeira Dona Teté.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.