Policiamento

USC da Vila Luizão segue em operação, garante Secretaria de Segurança

Setor administrativo da Unidade de Segurança Comunitária foi deslocado para reforma, mas policiamento ostensivo, preventivo e repressivo continua ativo

Nelson Melo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Militares desempenham suas funções de rotina na Unidade de Segurança Comunitária da Vila Luizão/Divineia
Militares desempenham suas funções de rotina na Unidade de Segurança Comunitária da Vila Luizão/Divineia (USC Vila Luizão)

Em resposta a uma matéria publicada pelo jornal O Estado, na edição de quarta-feira (1º), a 1ª Unidade de Segurança Comunitária da Vila Luizão/Divineia (1ª USC) esclareceu que, diferentemente do que foi veiculado, a unidade, desde a sua criação, em fevereiro de 2013, nunca foi fechada ou teve suas atividades interrompidas. De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão, o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo continua sendo realizado na circunscrição, diuturnamente. E que houve uma reforma no prédio no início deste ano, o que implicou no deslocamento provisório das atividades administrativas.

De acordo com o comandante da 1ª USC, major Senilson Lima da Silva, o policiamento no local é desempenhado por meio de várias modalidades, como Radiopatrulhamento Rotineiro (viaturas de área); Radiopatrulhamento pelas Equipes Táticas (Grupo Tático Motorizado e Equipe Raio de Motocicletas); Radiopatrulhamento pela Ronda Comercial (viatura específica para o policiamento da área comercial); Policiamento Ostensivo a Pé; e Permanência. O oficial pontuou que esse procedimento é feito nos termos do Artigo 144, Parágrafo 5º, da Constituição Federal (CF), que diz o seguinte: às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

O major explicou que, no dia 6 de fevereiro deste ano, com o objetivo de otimizar a prestação de serviços à comunidade, e no intuito de melhorar a condição de trabalho dos policiais militares, a USC da Vila Luizão/Divineia passou por uma reforma em sua estrutura. Por conta disso, as atividades administrativas foram transferidas para o prédio da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública, Área Norte (Saisp/Norte). “Assim, o policiamento ostensivo, parte eminentemente operacional, realizado por meio de viaturas, permaneceu sendo desencadeado em todos os períodos do dia, a partir do prédio da 1ª USC, localizado na rua Peru, esquina com Argentina, S/N, bairro Divineia. Ressalte-se que o prédio do Saips/Norte, para o qual apenas as atividades administrativas foram deslocadas temporariamente, se encontra na Avenida Acre, esquina com a Avenida Sete, bairro Turu, portanto, dentro da área de atuação da própria 1ª USC”, ressaltou o oficial.

Atividades de videomonitoramento

O comandante também frisou que o videomonitoramento não é uma ferramenta própria da 1ª USC, mas, sim, um mecanismo do Sistema de Segurança Pública, que consiste em uma base repetidora de imagens para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). “Tal atividade, de extrema importância para o policiamento, continua a ser realizada, diretamente do Ciops, com as ocorrências policiais flagradas e repassadas, ato contínuo, às guarnições de serviço. Vale salientar que o deslocamento da atividade de videomonitoramento da 1ª USC para o Ciops não se deu por avarias nos equipamentos, provenientes das chuvas, conforme dito na matéria jornalística, mas sim para que sobreviessem tais avarias, bem como para adequar a estrutura da Unidade, de modo acomodar os profissionais que labutam nessa atividade”, comentou o major.

O major Senilson disse que o videomonitoramento é uma importante ferramenta para subsidiar e otimizar o trabalho já desempenhado pelas guarnições de serviço dispostas no terreno, conforme planejamento do Comando da Unidade e Comando de Policiamento Metropolitano da Área 1 (Cpam 1). Essas equipes, juntamente com as de policiamento em campo, realizam rondas, incursões, abordagens, em constante contato com os moradores da região. Conhecendo a realidade e atendendo as demandas apresentadas, declarou o oficial, é capaz de proporcionar a segurança pretendida por meio da ação policial.

Sobre as ações criminosas na circunscrição da 1ª USC, o major Senilson explicou que, de fato, houve episódios de roubos dentro da área de abrangência, mas que não se pode esquecer que existe um esforço significativo do comandante da unidade em debelar as atividades delinquentes. Ele assinalou que é notório o êxito dos policiais nesse trabalho de contenção do avanço da criminalidade, por meio da prevenção ou a partir de respostas efetivas para os casos de assaltos nas comunidades, com a prisão de vários bandidos que estavam atuando no local.

Combate a roubos

Com relação ao aumento dos roubos nos bairros da Vila Luizão e Divineia, esclareceu o oficial, pode-se ainda estabelecer uma relação direta com a maior atuação frente ao combate do tráfico de entorpecentes ilícitos, o que ocasiona uma migração dos delinquentes para outra modalidade criminosa, como o roubo a estabelecimentos comerciais. “O Chefe da Seção de Análise Estatística e Planejamento Operacional da Unidade, a quem incumbe a confecção da mancha criminal da UPM, forneceu os dados acerca de roubos a estabelecimento durante o 1º semestre do ano de 2020, o que permitiu a este Comandante concluir que os números de roubos a estabelecimentos comerciais seguiram nulos durante os 3 primeiros meses do ano corrente, passando ao total de 11 nos meses de abril, maio e junho”, salientou ele.

Conforme disse, essa experiência resultou na criação da Viatura Ronda Comercial, assim que foi percebido o avanço da nova incidência criminosa. Essa guarnição tem sua atuação pautada exclusivamente no patrulhamento do corredor comercial situado nos bairros Vila Luizão, Divineia, Sol e Mar, Parque Araçagi, Habitacional Turu e Chácara Brasil. “A rotina de policiamento da mencionada viatura, no que concerne a horário e área de aplicação, atende prioritariamente a demanda de roubos a estabelecimentos comerciais, demonstrando o total interesse em debelar tal incidência criminosa. De igual modo, os componentes da Equipe Raio (motocicletas), importante ferramenta dentro do planejamento operacional da UPM, tiveram suas práticas reorientadas, e a sua rotina de policiamento voltada para o patrulhamento da área comercial”, acrescentou o major Senilson.

Outro incremento ao policiamento, prosseguiu o comandante, foi o desencadeamento da “Operação Feira Segura”, por meio da qual é realizado o policiamento ostensivo a pé na “Feira do Mangueirão”, Avenida Brasil, no bairro Divineia, ponto com intenso fluxo de pessoas e circulação de bens, potencial alvo da delinquência. Ele continuou dizendo que, ainda no contexto de proteção à atividade comercial, ocorrem as seguintes operações: “Comércio Seguro”, “Feira Segura”, Comércio Seguro II”, “Fecha Quartel” e “Operação Catraca”. Todas acontecem sob a tutela do Alto Comando da Corporação, por intermédio do coronel Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis, comandante geral da PMMA, e do coronel Alexandre Francisco dos Santos, comandante do Cpam 1.

Prosseguindo, o major comentou que o reflexo desse empenho coletivo se reflete na produtividade da 1ª USC durante o primeiro semestre deste ano, tendo em vista que, mesmo possuindo uma extensa área comercial, experimentou apenas 11 roubos a estabelecimentos. Desse total, as equipes policiais da referida unidade identificaram, localizaram e realizaram prisões em oito ocasiões, o que equivale a aproximadamente 72,72% dos roubos a comércios nesse período mencionado.

Produtividade na pandemia

De acordo com o oficial, com base na análise dos dados estatísticos oriundos dos registros efetivados e atendimento de ocorrências, geradas via acionamento direto das viaturas policiais, por meio das solicitações de campo ou mediante demanda do Centro Integrado de Operações de Segurança, a 1ª USC experimentou um incremento positivo na ordem de 20%. Isso quando consideradas as apreensões de entorpecentes e desarticulação dos pontos de comercialização de drogas na área, passando de 11 prisões para 13 ocorrências da mesma natureza neste ano, considerando o período da pandemia da Covid-19, ou seja, de abril a junho.

“Dessa forma, o Comandante da 1ª USC, ciente de sua responsabilidade com a Segurança Pública da comunidade sob sua circunscrição, vem esclarecer que, desde o dia 9 de junho de 2020, após reforma em suas instalações, esta UPM se encontra funcionando integralmente em seu quartel de origem, tanto o setor administrativo quanto as equipes de policiamento. Na mesma linha, ratifica o pleno funcionamento do serviço de videomonitoramento, ainda que os profissionais empregados em tal mister atuem no Prédio do Ciops”, observou o major Senilson.

“Por fim, o Comandante da 1ª USC, após os devidos esclarecimentos e considerações sobre os fatos apresentados pelo Jornal ‘O Estado do Maranhão’, em edição do dia 1º de julho de 2020, deixa consignado o total respeito pelos órgãos imprensa em geral, desde que sua atuação seja pautada numa postura ética e condizente com a realidade. Reforço o comprometimento no combate exclusivo e integral da criminalidade, colocando-me à disposição para eventuais demandas, ao tempo em que saúdo os bravos policiais militares pertencentes à 1ª USC pela defesa diuturnamente empreendida em prol da população maranhense”, finalizou ele.

Nota da SSP/MA

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) comunica, através do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que o prédio da Unidade de Segurança Comunitária (1ºUSC/Vila Luizão) passou por uma ampla reforma. Esclarece, no entanto, que não houve interrupção de videomonitoramento das câmeras localizadas na USC, e sim uma transferência temporária do monitoramento das imagens para sede do CIOPS.

A SSP informa, ainda, que a Polícia Militar vem intensificando os trabalhos de patrulhamentos na comunidade, com a inclusão de uma viatura para ronda comercial e com o reforço policial de equipes em motocicletas. Por fim, ressalta que aguarda apenas os trâmites legais com a empresa responsável para transferir novamente o sistema de monitoramento para o prédio da USC, o que deve acontecer nas próximas semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.