Cultura popular

O bailado do caboclo de pena na internet

Vídeos com as coreografias dos personagens estarão disponíveis no YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
A série de vídeos “Caboclo de Pena: Os Protagonistas”, será disponibilizada nesta sexta-feira (3), no YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão
A série de vídeos “Caboclo de Pena: Os Protagonistas”, será disponibilizada nesta sexta-feira (3), no YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão (caboclo de pena)

São Luís - A série de vídeos “Caboclo de Pena: Os Protagonistas”, será disponibilizada nesta sexta-feira (3), no YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). O trabalho é o desmembramento do filme “Caboclo de Pena” (2019), que reuniu 29 personagens em diversos batalhões da Ilha de São Luís e de Icatu.

A série recria vídeos individuais com duração de 5 a 10 minutos. Eles aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do bumba meu boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Nos vídeos, os caboclos falam de sua trajetória e de sua visão sobre a dança e a criação. Solos completam o registro e mostram as variações criadas por cada um.

A série integra o projeto Coreografias Maranhenses, criado por Paula Porta com o objetivo de documentar e divulgar a dança presente na cultura popular do Maranhão, ressaltando sua força e diversidade.

“Caboclo de Pena: Os Protagonistas” terá vídeos novos divulgados aos domingos e sextas-feiras. Todos ficarão disponíveis na página do CCVM no Youtube.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.