Receitas práticas

Delícias de São João no prato

Receitas da culinária maranhense para você fazer a festa assistindo à live do Arraial Bumba minha Casa hoje, às 20h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

SÃO LUÍS - Um dos destaques do São João do Maranhão é a culinária rica e diversificada que chama a atenção de quem é nativo do estado e também dos visitantes. Este ano, por conta da pandemia, os arraiais não puderam acontecer mas não é por isto que os maranhenses ficarão sem as delícias da culinária local. O cardápio, aliás, serve para acompanhar a segunda live do projeto Arraial Bumba Minha Casa, realizado pelo Grupo Mirante com apoio do apoio da Equatorial, Ambev, TV Mirante e Phocus.

O evento começa às 20h, com transmissão pelo portal bumbaminhacasa.com e pelo YouTube do Imirante.com. O projeto é solidário com doações destinadas aos grupos folclóricos do Maranhão. Mano Borges (com participação dos cantores Betto Pereira, César Nascimento e Erasmo Dibell), Boi de Nina Rodrigues e Boi de Santa Fé se apresentam hoje no Arraial Bumba Minha Casa. A apresentação é da influenciadora Thaynara OG e do radialista João Marcus. O encerramento do evento será no dia 10 de julho, com Boi de Maracanã, Boi de Morros e a banda Mesa de Bar.

E música e diversão combina com mesa farta. No Maranhão comidas como peixe frito, arroz de cuxá, cuxá, bolos de milho, tapioca, macaxeira, arroz de Maria Izabel, vatapá, peixada maranhense, tortas de caranguejo e camarão, mingau de milho, milho cozido e assado, entre muitos outros pratos não podem faltar no cardápio junino.

A chef Raquel Bonfim da Silva mantém o canal Olá Piquenas, no YouTube, e uma página no Instagram (@profraquelbomfim) nos quais ensina as receitas da culinária maranhense. “Sempre que posso resgato a cultura por meio da culinária, é um momento que você coloca amor, se diverte, principalmente na pandemia que não podemos ir nos arraiais mas podemos cozinhar em casa. Então, é um momento de se reinventar curtindo com a família, cozinhando e comendo nossas comidas típicas”, diz a chef.

Raquel Bonfim é química, pedagoga, professora da Aeronáutica, pedagoga da Defensoria Pública da União, da Secretaria de Estado da Educação e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Diz que cozinha por amor à culinária maranhense e “pelo dom que sinto que Deus deu para mim e minha família, pois temos vários parentes que cozinham”.

São dela as receitas abaixo e que você pode fazer em casa. Os vídeos com o passo a passo estão na versão online de O Estado (oestadoma.com).

Veja abaixo as receitas

Arroz de cuxá

1 maço de vinagreira pequeno

500 g de arroz parborizado

Óleo

2 dentes de alho

1 pimentão pequeno

2 Pimentinhas

1 cheiro verde

1 cebola pequena

Sal

Um pouco de corante

50 g de gergelim torrado opcional

100g de camarão seco

Como fazer

Lave bem as folhas da vinagreira e corte picadinha. Corte os legumes picadinho. Refogue todos os temperos com óleo e depois refogue a vinagreira junto. Acrescente o camarão dessalgado. Por último, acrescente o arroz e o gergelim e refogue mais um pouco.Coloque água quente suficiente para cozinhar o arroz. Coloque o sal e um pouco de corante. Mexa bem e cozinhe no fogo baixo. Bom apetite!

Cuxá

3 maços de vinagreira

Óleo

2 dentes de alho

1 pimentão pequeno

2 Pimentinhas

1 cheiro verde

1 cebola pequena

Sal

100 g de gergelim torrado opcional

150g de camarão seco


Como fazer

Lave bem as folhas da vinagreira coloque para ferver por três minutos. Reserve o caldo. Corte os legumes picadinho. Refogue todos os temperos com óleo ou azeite e depois acrescente o camarão dessalgado, o gergelim, e acrescente um pouco do caldo que cozinhou as folhas de vinagreira. Por último acrescente o resto do gergelim e refogue mais um pouco. Coloque o caldo que vc cozinhou as folhas de vinagreira. Coloque o sal e, aos poucos, acrescente a farinha hidratada e mexa bem. Cozinhe no fogo baixo até engrossar. Bom apetite!

Bolo de milho

2 xícaras de Flocão

1 lata de milho verde

50g de queijo ralado

1 xícara de óleo

5 ovos

1 colher de fermento

200ml de leite de coco

1 xícara de açúcar

1 pitada de sal

100g de coco ralado

Como fazer

Bata no liquidificador o milho verde com a água que vem dentro da lata. Coloque o leite de coco, o açúcar e o óleo e bata mais um pouco. crescente o flocão, o sal, e o coco e bata um pouco mais. Por último, acrescente o fermento e bata rapidamente só para misturar. Unte a forma e leve para assar até dourar ou o palito sair limpinho. Bom apetite!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.