Comemoração

Bombeiros testam a utilização de drone em ação de salvamento

Corpo de Bombeiros Militar está realizando série de atividades na Ilha em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, 2 de julho

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - O Corpo de Bombeiros Militar está com o projeto-piloto para utilização de drone em ação de salvamento aquático e, no sábado (4), está prevista uma apresentação técnico-profissional, na praia de São Marcos, no Calhau. Esta é uma das atividades alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho.

Os bombeiros militares ainda ontem estavam realizando treinamento com o drone na orla da capital. O major Munilso Rocha, que é comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), ressaltou que a corporação pretende utilizar o drone em resgates de vítimas de afogamento no mar.

Ele informou que esse tipo de procedimento é seguro, principalmente, no resgate quando a vítima ainda está consciente. “O drone é controlado por um bombeiro e consegue levar o flutuador até a vítima e, logo após, entra a ação do salva-vidas”, explicou o major.

Ainda de acordo com o major, esse tipo de ação é um projeto-piloto e, no sábado, 4, haverá uma apresentação técnico-profissional de um salvamento de afogado na praia, realizada pelos homens do BBMar, em parceria com o Centro Tático Aéreo (CTA).

[e-s001]Também está prevista a distribuição de máscara, para evitar a proliferação da Covid-19, o novo coronavírus. “Estamos na Semana Nacional do Bombeiro, além de haver evento alusivo ao nosso dia, também aproveitamos para realizar ação de cunho educativo e de conscientização”, frisou o major Munilso Rocha.

Ações
O lançamento da Semana ao Dia Nacional do Bombeiro, ocorreu no domingo, 28, com uma campanha educativa de incentivo ao uso de máscaras e álcool em gel, como forma de prevenção a propagação da Covid-19, nas praias do Calhau e São Marcos.

No dia 29, os bombeiros deflagraram a campanha preventiva “Maranhão Sem Queimadas”. A ação tem como objetivo de prevenir os focos de incêndios florestais, que aumentam significativamente no estado a partir do 2º semestre do ano.

Durante os 28 de junho até o dia 4 de julho estão ocorrendo diversas atividades coordenadas pelos bombeiros na Grande Ilha.

SAIBA MAIS

A primeira corporação de bombeiros no Brasil foi criada por Dom Pedro II, em 2 de julho de 1856, e a data marca o Dia Nacional do Bombeiro. É uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos como ainda desenvolvem projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.