Reconhecimento

Trabalhos maranhenses foram selecionados no Sesc Cultura ConVIDA!

Quinze produções do estado foram contempladas na ação que respeitará as normas de distanciamento social por conta da pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Edi Bruzaca foi um dos artistas contemplados
Edi Bruzaca foi um dos artistas contemplados (edi bruzaca)

SÃO LUÍS- O Maranhão está bem representado no projeto Sesc Cultura ConVIDA! e terá a oportunidade de divulgar nacionalmente suas tradições e talento. Na lista de selecionados, 11 artistas são de São Luís, um de Paço do Lumiar, um de São José de Ribamar e dois de Cururupu. O projeto, de âmbito nacional, visa contribuir para o fomento e a difusão da economia criativa no Brasil por meio do incentivo à pesquisa e à produção nas diversas manifestações artísticas e a valorização do patrimônio cultural brasileiro por meio de apresentações virtuais.

Os artistas do Maranhão que foram contemplados são Amanda Mendes, Andressa Cabral, Camila Bezerra, Cleosvaldo Diniz, Daniel Ferreira, Emilia Justina, Fernanda Monteiro (Grupo Afrôs), Geane Viana, Igor Carvalho, Isabelle Passinho, Dinho Araújo, Edi Bruzaca, Luiz Vinicius Muniz, Silvana Pinto e Ywira Ka'i.

Ao todo, foram selecionados 470 trabalhos artísticos. O Nordeste ficou em segundo lugar no ranking de propostas contempladas, com 30,85%. Das demais propostas contempladas, 7,66% são do Centro-Oeste; 9,15% do Norte; 41,70% do Sudeste; e 10,64% da região Sul. 61,06% têm mulheres como proponentes, 33,62% homens e 5,32% não cisgêneros. No recorte de raça, 5,32% das propostas contempladas do Sesc Cultura ConVIDA! foram apresentadas por indígenas, 1,70% por amarelos, 28,94% por pardos, 31,91% por negros e 32,13% por pessoas brancas.

As comissões de seleção, compostas por profissionais de Cultura do Sesc, consideraram a acessibilidade, representatividade e proporcionalidade a partir de uma perspectiva interseccional, territorial e geracional, das propostas nas suas múltiplas expressões, tendo como base a Política Cultural do Sesc (2015), principalmente no quesito da diversidade.

Os projetos selecionados são nas áreas de arte educação, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, biblioteca/literatura, música e patrimônio cultural, com investimento previsto de R$ 587.500,00. Com foco em trabalhos não divulgados nos grandes meios de comunicação, o projeto inclui ainda oficinas, debates e podcasts com profissionais que integrem o sistema produtivo da cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.