Estado Maior

Sem desculpas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A família do jovem Ayrton Pestana, que foi preso de forma injusta, precipitada e equivocada, no caso do assassinato do publicitário Diogo Campos, cobrou do Governo do Estado um pedido de desculpas.

Num vídeo gravado pela família, Ayrton e o seu pai, Vanderley Pestana, afirmaram que não houve, até o momento, qualquer retratação por parte do Estado.

No vídeo, Ayrton falou sobre o drama vivenciado. Ele revelou que investigadores tentaram fazer com que ele assumisse a autoria do crime.

Logo após, a família de Ayrton Pestana provar a sua inocência e obter na Justiça o alvará de soltura, o deputado federal Edilázio Júnior (PSD)cobrou do governador Flávio Dino uma retratação pública.

Edilázio lembrou que Dino se “vangloria” quando a polícia acerta. Mas afirma que ele silencia diante de graves erros como o desse caso, que deixarão marcas para o resto da vida de Ayrton e seus familiares.

O parlamentar afirmou que o Estado tem uma dívida com o jovem.


Só com aval

Lideranças locais do PT entendem que, caso haja o “sinal verde” da direção nacional do partido, crescem as chances de uma aliança na majoritária com o PCdoB, que apoia Rubens Júnior.

O PSB corre por fora, no entanto, as chances comunistas são maiores.

Isso se o ex-presidente Lula mudar posição inicial de que quer o PT como “protagonista” em projetos de candidatura, em especial, nas capitais.

Valeu a pena

O líder do governo na Assembleia, deputado Rafael Leitoa, ao comentar a vinda dos respiradores cuja operação foi colocada sob suspeita pela Receita Federal, disse que a operação valeu a pena.

Segundo ele – sem entrar no mérito da legalidade ou não da operação – os equipamentos salvaram vidas.

Parlamentares da oposição questionaram o uso dos respiradores na rede pública estadual.


Recuando

Segue a estratégia do Governo do Maranhão e aliados de comemorar o declínio da Covid-19 no Maranhão, em especial, na capital.

Pelo menos na capital, está claro, os sinais de recuo parecem ser consistentes.

Além do encerramento de ala no Socorrão I, na terça-feira, 30, 20 leitos de UTI no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) foram fechados por falta de pacientes.


Pequena vitória

Essa pequena vitória na luta contra o vírus, contudo, não deve ser tomada pela população como a derrota da doença.

Na verdade, chegar a esse patamar só foi possível porque – mesmo com falhas na fiscalização – grande parte da população aderiu ao distanciamento social.

O momento, portanto, é de manter-se vigilante, para evitar uma segunda onda de contágio, que provocaria, inevitavelmente, novo arrocho nas restrições de deslocamento.


Agilidade

O deputado César Pires cobrou agilidade do governo na concessão de benefícios previdenciários e de funeral a familiares de PMs falecidos nos últimos anos, e mais recentemente em decorrência da Covid-19.

Segundo o parlamentar, muitas viúvas e filhos estão precisando da ajuda de colegas de farda para suprir necessidades básicas, pela demora do Executivo em conceder auxílios e pensões a que têm direito.

Pires citou o caso de um soldado morto em outubro de 2018 cuja família até hoje não recebeu o auxílio funeral a que teria direito.

De olho

68 foi o número de respiradores adquiridos pelo Governo do Maranhão, com recursos próprios, desde o início da pandeia da Covid-19.


Vai responder

O Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu pela abertura de dois procedimentos administrativos contra o juiz Sidarta Gautama, de Caxias. O magistrado é acusado de irregularidades na concessão de liminares.

Em um dos casos, ele foi denunciado após liberar o sequestro milionário de valores das contas da Microsoft e Yahoo!, por exemplo.

O segundo processo decorre de uma investigação da Corregedoria por possível irregularidade em transferências de alunos de universidades privadas para o curso de Medicina da Uema em Caxias.


E mais

- Na mesma sessão, o TJMA também abriu procedimento contra o juiz titular da 3ª Vara Cível da Comarca de São José de Ribamar, Márcio José do Carmo Costa.

- Ele também responderá a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), mas será afastado do cargo enquanto durar o processo.

- O magistrado foi denunciado no Fantástico, da TV Globo, por possível participação num esquema de decisões judiciais que envolve heranças milionárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.