Morte

Sargento é morto a tiros por homem em surto psicótico no interior do MA

Homem, que estava ameaçando populares em um povoado de São Domingos do Maranhão, acertou tiro no sargento da PM Carlos Cantanhende; atirador foi morto

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Sargento da Polícia Militar Carlos Magno Cantanhede foi morto por homem em surto psicótico no interior do MA
Sargento da Polícia Militar Carlos Magno Cantanhede foi morto por homem em surto psicótico no interior do MA (Policial morto )

Duas pessoas foram assassinadas a tiros, entre elas, o sargento da Polícia Militar Carlos Magno Cantanhede, que era lotado no Centro Tático Aéreo (CTA), de 46 anos, como ainda foi baleado na perna um outro policial, identificado como Danilo, durante um confronto ocorrido na manhã de ontem, no povoado Viola, zona rural de São Domingos do Maranhão.

A polícia informou que o militar Danilo e outros policiais foram acionados para a atender uma ocorrência que havia um homem, nome não revelado, que tinha tido um surto psicológico e estava ameaçando a atirar nas pessoas, no povoado Viola. A guarnição quando chegou ao local foi recebida a tiros pelo suspeito, que estava portando uma arma artesanal.

Um dos tiros atingiu a perna do policial Danilo e foi levado para o Hospital da cidade de Presidente Dutra. Ainda segundo a polícia, houve a necessidade de solicitar reforço policial. A viatura do CTA, comandada pelo sargento Cantanhede, que estava na cidade de Presidente Dutra, foi deslocada para a ocorrência.

Os militares ao chegaram ao povoado Viola também foram recebidos a tiros. A polícia informou que uma das balas atingiu o pescoço do sargento Cantanhede e veio a falecer a caminho do hospital desse município. Em seguida, houve um confronto. O acusado foi baleado e veio a falecer.

Ainda na tarde de ontem o policial Danilo continuava internado no hospital, em Presidente Dutra, onde tinha sido submetido a tratamento cirúrgico, mas não corria mais risco de morte. Já, o corpo do sargento Cantanhede foi levado para o município de Peri-mirim, na Baixada Maranhense, e o sepultamento está previsto para ocorrer nesta quinta-feira, 2.

Mais mortes

Somente na noite de terça-feira, 30, ocorreram três assassinatos na Grande Ilha. No Parque Jair, em São José de Ribamar, a polícia registrou dois casos e as vítimas foram identificadas como Ronilson França Nascimento, de 24 anos; e Rodrigo Ramos Almeida, de 21 anos.

A polícia informou que as vítimas foram baleadas em plena pública e havia pessoas no local, mas não falaram sobre o assunto para polícia com receio de sofrer algum tipo de represália. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, e o caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP).

A Polícia Civil também está investigando uma ocorrência de linchamento, ocorrido na Vila Cafeteira, na cidade de Paço do Lumiar, que resultou na morte de Mayko Lima Pinheiro, de 37 anos. O delegado George Marques, da SHPP, disse que a vítima tinha passagem no Poder Judiciário pelos crimes de furto e roubo.

Ainda de acordo com o delegado, esse crime foi praticado por mais de dez pessoas e devem ser indiciadas por homicídio. A vítima foi morta a pedradas e por outros tipos de agressão física. O corpo foi removido para o IML para ser autopsiado e somente no período da manhã liberado para os familiares. “O linchamento não é um ato de justiça, mas, sim um homicídio e as pessoas que cometem esse tipo de crime devem ser penalizadas”, explicou o delegado.

Ele também contou que esse até o momento há três versões para esse crime. Um deles que a vítima teria realizado um furto nessa localidade e acabou sendo linchado pelos populares. A outra versão é que Mayko Lima poderia ter violentando sexualmente uma pessoa, que é menor de idade, residente dessa localidade. Como ainda existe a possibilidade desse crime ter sido ordenado por faccionados. “A polícia está investigando o caso e ainda não foi dispensado nenhuma das três versões”, frisou George Marques.

Número

3 assassinatos ocorreram durante a noite do último dia 30 na Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.