Racismo

Mississippi sanciona lei que retira símbolo da bandeira do estado

Lei sancionada motiva apoio à remoção de símbolos da escravidão e do racismo nos EUA 

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Bandeira do estado do Mississipi tem símbolo que remete à escravidão
Bandeira do estado do Mississipi tem símbolo que remete à escravidão (BANDEIRA MISSISSIPPI )

WASHINGTON - O governador do Mississippi, Tate Reeves, sancionou na terça-feira um projeto de lei que substitui a atual bandeira do Estado norte-americano, que contém um emblema dos Confederados, um gesto motivado pelo apoio à remoção de símbolos da escravidão e do racismo em todo o país.

A retirada da bandeira, uma fonte de polêmica de longa data em um dos Estados separatistas do sul que lutou na Guerra Civil dos anos 1860, vem na esteira da morte de George Floyd, um homem negro desarmado, sob custódia da polícia de Mineápolis.
Sua morte provocou protestos de âmbito nacional contra a injustiça racial e a brutalidade policial e renovou as exigências de retirada de estátuas de líderes dos Confederado.

“Entendo a necessidade de relegar a bandeira ao passado e de encontrar um estandarte que seja um emblema melhor de todo o Mississippi”, disse Reeves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.