Dificuldades

Ildon Marques pode ficar fora das eleições em Imperatriz

Condenação por órgão colegiado em 2017 pode tirar ex-prefeito da disputa

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Justiça eleitoral pode tirar ILdon Marques da disputa
Justiça eleitoral pode tirar ILdon Marques da disputa (Ildon Marques, ex-prefeito de Imperatriz)

Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento do registro de candidatura de Ildon Marques ao cargo de deputado federal nas eleições de 2018. A decisão pode tirar o ex-prefeito da disputa nas eleições deste ano.

Pré-candidato a prefeito, a Justiça Eleitoral reconheceu que Ildon está inelegível desde novembro de 2017. Como a suspensão se estende por oito anos e termina em novembro de 2022, o político só poderá participar das eleições em 2024.

Ildon Marques foi condenado por improbidade administrativa em um processo referente à época em que ele fora interventor em Imperatriz. Ele foi processado distribuir cestas natalinas montadas com produtos que deveriam fazer parte da merenda escolar do Município.

A primeira condenação, nesse caso, ocorreu em 2004, na Justiça Federal, mas Ildon recorreu até o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que encerrou o julgamento, com trânsito em julgado, em 2017.

Ildon Marques agora depende de uma mudança de entendimento no Supremo Tribunal Federal para manter sua candidatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.