Debate

Cinema ambulante e seu contexto em apresentação

O professor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos, fala sobre o tema hoje, às 20h, na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Marcos Fábio participa do projeto nesta quinta-feira
Marcos Fábio participa do projeto nesta quinta-feira (márcios fábio)

“História do Cinema Ambulante em São Luís (1898 a 1909)” será o tema abordado em vídeo documentário apresentado pelo diretor de comunicação e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor doutor Marcos Fábio Belo Matos. O registro audiovisual, que tem origem em uma pesquisa que analisa o discurso sobre o cinema ambulante e sobre a modernidade maranhense, será hoje, às 20h, nas redes sociais @cultura.ufma e ufma.cultura.

O cinema ambulante - fase dos primórdios do cinema no mundo, que no Maranhão vai de 1898 a 1909 - é, ao lado de outros aspectos, parte de uma conjuntura maior: a chegada da modernidade, no Maranhão e, sobretudo, na sua capital, São Luís. Com ele, chegam elementos como as fábricas, um rol de invenções como o telefone, telégrafo, fonógrafo, bicicleta, automóvel e chega também um novo século: o século XX.

O trabalho tem ênfase nos acontecimentos que nortearam a chegada do cinema no Maranhão e os aparelhos cinematográficos que passaram pela capital nesse ciclo. "A pesquisa é um recorte do percurso que o cinema, nos seus primórdios, fez desde a invenção, em 1895, em Paris, até sua disseminação pelos rincões do país. Lança luz sobre a história ‘marginal’ do cinema e levanta o ciclo do cinema ambulante no Maranhão, algo que, antes dela, não foi pesquisado", disse o pesquisador.

O vídeo integra o projeto Do Nosso Jeito, que é uma realização da UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac). O projeto oferece semanalmente ao público uma programação online multicultural e gratuita com apresentações musicais, performances artísticas, oficinas e palestras de personalidades ligadas à cultura maranhense.

Pesquisa

Realizada entre 1998 e 2000, a pesquisa do professor ganhou, em 2002, o XXIV Prêmio Literário e Artístico Cidade de São Luís, na categoria Pesquisa Histórica. Pós-doutor em Comunicação pela Unisinos e professor associado dos cursos de Pedagogia e Jornalismo da UFMA/Imperatriz, Marcos Fábio é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (Lidime) e do Núcleo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação (Neec) da UFMA. Tem livros publicados nas áreas de cinema, discurso e literatura (poesias, contos, crônicas e novelas).

Serviço

O quê

Apresentação do vídeo “História do Cinema Ambulante em São Luís (1898 a 1909)”

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Transmissão nos canais @cultura.ufma e ufma.cultura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.