Estado Maior

Posições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A Câmara dos Deputados colocará em pauta hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda o calendário eleitoral de 2020. O texto, que veio do Senado, coloca as eleições para o mês de novembro, adiando em 42 dias a data constitucional. Sobre o tema, as negociações na Casa permanecem e os deputados do Maranhão divergem quanto à mudança na data do pleito.

À coluna, dois deputados se declararam contrários ao adiamento das eleições. O primeiro é Hildo Rocha (MDB), que diz que há inconstitucionalidades na PEC aprovada pelos senadores. Para ele, são necessárias mudanças no texto.

Antes disso, Rocha já havia dito que adiar as eleições enfraquecerá a democracia e defende a adaptação da campanha ao período de pandemia do novo coronavírus.

O deputado do PL, pastor Gildenemyr, também votará contra o adiamento. Segundo ele, há incertezas sobre a chamada segunda onda da Covid-19 no Brasil e esta segunda onda, ainda de acordo com o parlamentar, pode coincidir com a nova data proposta pelos senadores.

Era contra e se tornou favorável o deputado do PTB, Pedro Lucas Fernandes. Ele ouviu os argumentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e “percebeu” que a melhor saída é mudar o calendário eleitoral.

Baseando-se nos números do novo coronavírus no Brasil, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) declarou à coluna que é favorável ao adiamento das eleições. Esse adiamento, aliás, muito pode favorecer o candidato do seu partido, em São Luís, Rubens Júnior, que notadamente precisa de mais tempo para tentar alavancar sua candidatura.

Se colocou ainda em dúvida o deputado Juscelino Filho (DEM). O mais provável é que ele vá pelas mudanças no calendário eleitoral, já que seu partido assim quer.

Os deputados ainda estão ouvindo os aliados no Maranhão - muitos pedem que as eleições se mantenham em junho. Por isso, nem todos os parlamentares definiram seus votos. Além disso, claro, há uma negociação evidente na Câmara para que a matéria seja votada.

Também é a favor

O deputado do MDB, João Marcelo de Sousa, também votará a favor de adiar as eleições no Brasil.

Segundo ele, a campanha está prejudicada devido à pandemia e é preciso de mais tempo para que os candidatos possam buscar o voto dos eleitores.

João Marcelo acredita que a data de 15 e novembro para o primeiro turno e 29 do mesmo mês para o segundo é a melhor opção neste momento de pandemia.

“Deslikes”

A quantidade de “descurtidas” na live do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), chamou atenção.

Foram 73 mil clicks desfavoráveis que foram atribuídos à presença do comunista no vídeo com o petista.

O mais provável é que as “descurtidas” tenham vindo dos próprios membros do PT que estão de ombros com Dino depois que ele e seus aliados atacaram Lula e o seu partido.

Sem data

O PT de São Luís ainda está sem data para reunir e tentar definir os rumos do partido nas eleições deste ano.

Por causa de articulações nacionais, a direção municipal vai aguardar, para que o cenário na capital maranhense se defina.

As discussões ocorrem há vários meses, no entanto, as diversas correntes internas dificultam a construção de um consenso.

Comemoração

Comemora-se hoje mais um ano de vida o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT). Ele completa 42 anos.

Para os aliados, o prefeito tem muito o que comemorar. Mas não por conta do aniversário em si.

O trabalho à frente da Prefeitura, com o São Luís em Obra, é considerado um sucesso, já que mesmo durante a pandemia não houve paralisação dos serviços.

Cobrança

Os debates acerca do uso ou não dos respiradores para o combate ao coronavírus no Maranhão protagonizaram a sessão de ontem na Assembleia Legislativa.

O deputado estadual César Pires (PV) anunciou que vai pedir à Comissão de Saúde da Casa a abertura de processo de investigação sobre o caso.

No entanto, a base governista se articula “para travar” a iniciativa a fim de evitar mais desgaste ao Palácio dos Leões.

De olho

55 respiradores foram instalados em hospitais estaduais em São Luís segundo o deputado estadual César Pires, que fez críticas ao governo devido aos poucos aparelhos instalados.

Convocação

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) usou a tribuna ontem para encaminhar requerimento de convocação dos secretários de Saúde do Estado, Carlos Lula, e de São Luís, Lula Fylho.

De acordo com o parlamentar, ambos devem justificar as reivindicações dos servidores da saúde, que requerem – entre outras medidas – a promoção de testagens nos trabalhadores.

Para Adriano Sarney, a causa é suficiente para que os gestores compareçam à Casa para apresentar justificativas as categorias.

E mais

- O senador Roberto Rocha (PSDB) emplacou mais um aliado na Codevasf. Dessa vez ele colocou Roseno Júnior na Diretoria da Área de Desenvolvimento e Infraestrutura da companhia.

- Roseno Júnior é filho de um dos amigos do senador. Além desse cargo, Rocha conseguiu outro na Codevasf de Brasília, porque no Maranhão ele não conseguiu “tomar” de Hildo Rocha o comando da companhia.

- O que o senador tucano conseguiu no estado foi ficar com o comando da Mapa. Ele colocou Guilhermo Paz, filho de Clodomir Paz, que depois de tentar ser prefeito de São Luís, conseguiu ser assessor de Roberto Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.