Resultados

Teste de vacina contra Covid-19 da Pfizer tem resultado positivo

Estudo preliminar mostra efeitos colaterais leves na maioria dos pacientes testados; a Pfizer irá conduzir novos estudos em breve

Com informações Exame.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Vacina Covid-19)

São Luís - A gigante farmacêutica Pfizer, em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech, demonstrou bons resultados nos testes com humanos para a sua vacina experimental contra o novo coronavírus. A vacina gerou uma resposta imune dos pacientes saudáveis, mas também causou efeitos colaterais, como febre, em doses mais altas.

O estudo foi randômico e testado em 45 voluntários que receberam três doses da vacina ou placebo; destes, 12 receberam uma dose de 10 microgramas, outros 12 tomaram 30 microgramas, mais de 12 receberam uma dose de 100 microgramas e nove foram testados com a versão em placebo da vacina.

Depois de uma segunda dose da injeção três semanas depois da primeira, 8,3% dos participantes do grupo de 10 microgramas e 75% do grupo de 30 microgramas também tiveram febre. Outro sintoma apresentado foram distúrbios de sono. Os pesquisadores, no entanto, não consideraram os efeitos colaterais sérios e não resultaram em hospitalizações.

A vacina foi capaz de gerar anticorpos contra a covid-19 e alguns deles neutralizaram o vírus, o que pode significar que é capaz de parar o funcionamento dele, mas ainda não se sabe se esse nível mais alto de anticorpos é realmente capaz de gerar imunidade à doença. A Pfizer irá conduzir novos estudos em breve para provar que quem tomou a vacina é 50% menos vulnerável ao vírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.