Avanço

Deputados destacam MP que obriga planos de saúde a realizarem testes para diagnóstico de Covid-19

Edilázio Jr (PSD) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) elogiaram processo que irá permitir a pacientes suspeitos de Covid-19

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Edilázio Jr (PSD) foi um dos que festejou edição da MP
Edilázio Jr (PSD) foi um dos que festejou edição da MP (Edilázio Jr)

Os deputados federais Edilázio Júnior (PSD) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) destacaram ação da Agência Nacional de Saúde (ANS) que obriga planos de saúde a fazerem a cobertura de testes sorológicos para diagnóstico do Covid-19.

A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União.

Edilázio destacou a decisão da ANS e afirmou que a medida vai beneficiar milhões de pessoas. Ele lembrou que a pandemia ainda provoca números excessivo de mortes, sobretudo no Maranhão, onde a média de óbitos se mantém inalterada há meses.

Pedro Lucas também comentou a decisão da ANS, em seu perfil em rede social. “Os planos de saúde terão de cobrir a realização de testes sorológicos para detecção do novo coronavírus. A medida foi editada por meio de resolução da ANS, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União e já está em vigor”, pontuou.

Com a resolução da ANS, As pesquisas de anticorpos IgA, IgG ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.

Entre esses quadros clínicos estão gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória) e síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.