Fake News

César Pires acusa governo de mentir sobre rede de atendimento contra Covid-19

Parlamentar afirmou em sessão da Assembleia que governo divulga dados inverídicos sobre pandemia

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Deputado César Pires duvida de números apresentados pelo governo
Deputado César Pires duvida de números apresentados pelo governo (César Pires)

O deputado César Pires (PV) duvidou da sessão plenária de ontem (30) dos dados apresentados pelo governo estadual sobre a estrutura ofertada para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 em São Luís. “O governo, mais uma vez, mente ao repassar informações ao povo maranhense”, afirmou ele.

Pires referia-se aos cerca de cerca 55 respiradores instalados na rede estadual da capital maranhense até agora. O parlamentar afirmou não ser contra a aquisição de respiradores e ampliação do número de leitos, mas disse ser inaceitável o governo mentir para a população informando ter instalado uma rede que não existe.

“Recebi informações de fontes confiáveis, que diariamente têm que lidar com a pouca disponibilidade de equipamentos tão necessários para salvar a vida das vítimas do coronavírus”, enfatizou ele.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, César Pires informou, por exemplo, que o Hospital Real, contratado pelo governo estadual em São Luís, ofertou 220 leitos para tratamento da Covid-19, ocupando no máximo 60% desses leitos, com 10 respiradores. No Hospital São José, também privado, eram 55 leitos com apenas três respiradores. No HCI, foram disponibilizados 60 leitos e 25 respiradores para atender os pacientes com coronavírus, e o hospital de campanha instalado em São Luís conta com 10 respiradores.

Ao apresentar esses dados, César Pires quis mostrar à população que o governo Flávio Dino divulgou o que de fato não entregou aos maranhenses. Para ele, a propaganda oficial foi muito maior que os investimentos feitos para o enfrentamento da pandemia no Maranhão, onde mais de 2 mil pessoas já morreram em decorrência da Covid-19.

“Estamos encaminhando ofício à Secretaria de Estado da Saúde, para informar se esses dados a nós repassados por fontes fidedignas estão corretos ou não, e também vamos solicitar à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, para que também fiscalize essa situação acompanhada dos três deputados da oposição. O Legislativo tem que cumprir o seu papel de cobrar transparência e fiscalizar os atos do Executivo. Foi muita propaganda pelo pouco que foi feito para salvar vidas no Maranhão”, concluiu ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.