Estado Maior

Só críticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Muito por culpa do ex-presidente Lula (PT), é verdade, mas a live do petista com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), realizada ontem, foi não muito mais que um palanque de críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que acabou frustrando aqueles que esperavam um debate mais qualificado sobre “políticas sociais e economia no Brasil”, como anunciado.

Lula e Dino até chegaram a trocar elogios e a comentar um pouco do momento político-econômico do país em meio à pandeia.

Em outro ponto, ele destacou a atuação de Flávio Dino, e de governadores do Nordeste, no combate à Covid-19 – aproveitando, no entanto, mais uma vez, para alfinetar Bolsonaro, a quem chamou de incompetente.

- Bolsonaro não tem que gostar de Flávio Dino para governar. E, sim, ele precisa ser o condutor, o líder no processo de retirada da crise. E precisa, também, saber que ele tem que contar com a ajuda de governadores e prefeitos, que sabem mais do que ele onde estão os problemas da população -, afirmou.

Dino foi mais comedido nos comentários contra o presidente, mas também criticou o que considera falta de articulação de Bolsonaro para a construção de uma coordenação central – encabeçada pelo governo federal – capaz de organizar ações contra o novo coronavírus.

- Quando o Supremo [Tribunal Federal] deu a autonomia para que os governadores tomassem suas decisões, em nenhum momento ele falou que a presidência estaria excluída deste processo -, afirmou.

Sobre “políticas sociais e economia no Brasil”? Nada de relevante.


Nada de 2022

Apesar de tentarem negar no começo, a live do ex-presidente Lula e do governador Flávio Dino, em tom de conversa, foi mesmo carregada de críticas a Bolsonaro.

Lula chegou a dizer que o atual presidente deveria ter ao lado dele “pessoas sérias” como o governador maranhense.

Só não disse o que governador queria mesmo ouvir: que o comunista era a melhor solução para as eleições de 2022.


Mediador

Lula, na maior parte da live, teceu críticas a Bolsonaro e Dino, por sua vez, mediou a conversa e disse que inicialmente debateria os problemas sociais do país causados pela Covid-19.

Mesmo com a ressalva, o alvo maior foi o governo federal.

- Bolsonaro não tem que gostar do Flávio Dino. Ele precisaria chamar todos os governadores para conversar -, disse o petista.

Reaproximação

A conversa entre Flávio Dino e Lula ocorre meses após o aparente estremecimento da relação entre ambos, antes da crise pandêmica.

Lula chegou a postar nas redes sociais que “jamais convidaria” um membro do PCdoB para o PT.

A declaração passada vai na linha da live de ontem (29), já que Lula, na conversa recente, nem cogitou abrir qualquer possibilidade de filiação de Dino nos quadros petistas.


Atalho

O deputado federal Rubens Júnior, pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB, ainda acredita que pode ter o apoio do PT em seu projeto.

Para isso, aposta num atalho: o governador Flávio Dino.

O parlamentar acredita que a proximidade do chefe do Executivo maranhense com o ex-presidente Lula pode ser decisiva para que o petismo local declare apoio ao projeto comunista.


Falando nisso…

Por falar em PT, o partido segue ainda debatendo os rumos para as eleições de 2020 em São Luís.

Enquanto forças que apostam em alianças na majoritária pretendem realizar logo o encontro tático para definir o caminho a seguir, defensores da candidatura própria vão forçando adiamentos.

A mais nova data do encontro é 4 de julho – depois de já haver sido adiada de junho. Mas ainda há quem acredite em nova postergação.


De olho

1 mil foi o número de mortes por Covid-19 registradas apenas em 27 dias de junho; antes disso, foram necessários 63 dias até o milésimo óbito.


Retomada

Com o retorno das atividades da Assembleia Legislativa, a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Estado do Maranhão (Aspa-MA) solicitou ao presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), a retomada dos trabalhos da CPI da Educação.

A comissão tem o objetivo de averiguar uma série de irregularidades e práticas abusivas cometidas na rede privada de ensino do Maranhão.

Uma das principais denúncias refere-se à aplicação de sistema bilíngue sem prévias justificativas e com valores acima dos praticados no mercado.


E mais

- Em pleno feriado, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior seguiu a rotina de vistoria às frentes de trabalho do programa São Luís em Obras em andamento pela cidade.

- O Tribunal de Justiça debaterá, em transmissão pelo YouTube, a adoção de medidas que permitam a retomada do trabalho presencial no Judiciário maranhense.

- Emissoras de rádio e TV que transmitem programas apresentados ou comentados por pré-candidatos devem afastar esses profissionais de suas funções a partir de hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.