Pandemia

Pandemia "não está nem perto de acabar", diz diretor-geral da OMS

Tedros Adhanom observou que, seis meses após a China alertar sobre uma nova infecção respiratória, o mundo atingiu os 10 milhões de infecções

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Tedros Adhanom , diretor-geral da OMS, falou sobre o novo coronavírus
Tedros Adhanom , diretor-geral da OMS, falou sobre o novo coronavírus (oms)

GENEBRA - A pandemia de Covid-19 não está nem perto de terminar, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 29.

Tedros observou que, seis meses após a China alertar a OMS pela primeira vez sobre uma nova infecção respiratória, o mundo atingiu os marcos sombrios de 10 milhões de infecções confirmadas e 500 mil mortes.

“A maioria das pessoas permanece suscetível, o vírus ainda tem muito espaço para se movimentar”, disse ele.
“Todos nós queremos que isso acabe. Todos queremos continuar com nossas vidas. Mas a dura realidade é que isso não está nem perto de acabar. Embora muitos países tenham feito algum progresso globalmente, a pandemia está na verdade acelerando”, acrescentou.

O chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, disse que houve um tremendo progresso no sentido de encontrar uma vacina segura e eficaz para prevenir a infecção, mas alertou que ainda não há garantias de que o esforço será bem-sucedido.

Aumento na Austrália

O segundo Estado mais populoso da Austrália informou nesta segunda-feira que está considerando reimpor medidas de distanciamento social depois que o país registrou seu maior aumento diário de novas infecções por coronavírus em mais de dois meses.

Impulsionada pelo Estado de Victoria, com 75 casos, a Austrália registrou 85 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, seu maior aumento diário desde 11 de abril.
A Austrália se saiu melhor do que muitos países na pandemia de coronavírus, com cerca de 7.800 casos e 104 mortes, mas o recente aumento de casos alimentou o medo de uma segunda onda, após várias semanas de menos de 20 novos casos por dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.