Covid-19

Como diferentes gerações se comportam na quarentena

Millennials são os que mais buscam conteúdo relacionado a bem-estar durante quarentena

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ouvir música melhora o humor durante o período de pandemia, quando a ansiedade aumenta
Ouvir música melhora o humor durante o período de pandemia, quando a ansiedade aumenta (ouvindo música)

São Paulo - Diferentes gerações, diferentes vivências. Como será que as pessoas das diferentes gerações estão se sentindo durante a pandemia? Para entender esse ponto e outras mudanças comportamentais que estão ocorrendo durante o isolamento, a Deezer ouviu 11 mil pessoas ao redor do mundo, entre eles 2 mil brasileiros.

No Brasil, é a ansiedade que vem predominando. Em todas as gerações, o sentimento tem mais do que o dobro de respostas em relação ao segundo colocado, que é o otimismo. Entre os Millennials, 42,4% afirmaram estar ansiosos. Na Geração Z, esse índice é de 37,2%, e de 43,8% para os Baby Boomers. Curiosamente, esses últimos também são os mais otimistas, com 24% das respostas. De todas, a Geração Z é que se sente mais deprimida, com 12,6% relatando o sentimento - nesta categoria, Millennials e Baby Boomers têm respectivamente 8,2% e 7% das respostas.

No entanto, os brasileiros não têm se deixado vencer pela negatividade, por mais complexa que esteja a situação. Para ajudar a superar os sentimentos de ansiedade e melhorar o humor, eles têm buscado por conteúdos que os ajudem a se manter positivos, como músicas motivacionais e podcasts de auto-ajuda. A geração que mais fez essa busca foi a dos Millennials (63,3%), seguida pela Geração Z (59,7%). Entre os Baby Boomers, 54,8% dos entrevistados afirmaram procurar por este tipo de conteúdo.

Os conteúdos relacionados a bem-estar não são os únicos aliados dos brasileiros neste período. Para a maioria dos participantes, a música também é ouvida como uma forma de ajudar a melhorar o humor. Em se tratando do período das músicas mais ouvidas durante a quarentena, a geração Z (71,5%) e os Millennials (60,12%) preferem os hits de 2020, enquanto os Baby Boomers (67,8%) dão preferência às faixas da década de 1980.

Se a música é ouvida para melhorar o humor, os podcasts e programas de rádios são aproveitados de forma diferente, mas com o mesmo objetivo: buscar um equilíbrio neste momento enfrentado.

Para 26,5% dos Baby Boomers, os podcasts são uma forma de ajudar a processar as emoções; para 33,6% dos Millennials e 34,5% da geração Z, eles ajudam na distração. Com o rádio, a mesma coisa: para 37,3% dos Millennials, ajuda a melhorar o humor, e para 32,3% da geração Z é uma forma de distração. Os Baby Boomers ficaram bem divididos entre a distração (40,8%) e melhoria do humor (39%).

*A pesquisa foi realizada em abril de 2020, com 11.000 pessoas no Brasil, França, Alemanha, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, EUA e Reino Unido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.