Disputa

Prefeitura de São Paulo pode assumir a Cinemateca Brasileira

Atualmente, a instituição está sob responsabilidade da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto; administração chegou a ser uma escolha da ex-secretária de Cultura, Regina Duarte, quando anunciou sua demissão

Com informações da Joven Pan

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Cinemateca Brasileira tem um acervo importante, mas enfrenta crises para a sua manutenção
Cinemateca Brasileira tem um acervo importante, mas enfrenta crises para a sua manutenção (cinemateca brasileira)

SÃO PAULO-Dona do maior acervo audiovisual da América do Sul, a Cinemateca Brasileira pode passar a ser administrada pela prefeitura de São Paulo. Na semana passada, o prefeito Bruno Covas (PSDB), conversou com o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, para tentar assumir a gestão do espaço.

Atualmente, ela está sob a responsabilidade da Acerp, Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, por meio de um adendo a um contrato que a entidade tinha com o governo para cuidar da TV Escola. Em dezembro do ano passado, o então ministro da Educação Abraham Weintraub suspendeu o contrato principal, gerando a dúvida se o contrato com a cinemateca estaria suspenso. Além disso, a Cinemateca vive uma grave crise financeira, com falta de repasses e salários de funcionários atrasados desde abril.

Quando anunciou a saída da Secretária de Cultura, no dia 20 de maio, a atriz Regina Duarte informou em vídeo com o presidente Jair Bolsonaro que iria assumir a Cinemateca, o que foi descartado dias depois.

Nos últimos dias, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o secretário Especial da Cultura, Mário Frias, fizeram uma visita à Cinemateca. O objetivo da agenda, segundo o ministério, foi discutir possibilidades para a solução dos impasses enfrentados pela instituição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.