Pandemia

Governo Bolsonaro torna obrigatória cobertura de testes por planos de saúde

Exames IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
ANS, que é ligada ao governo federal, decidiu obrigar planos a realizarem exames
ANS, que é ligada ao governo federal, decidiu obrigar planos a realizarem exames (ANS)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade ligada subalterna do Governo Jair Bolsonaro, incluiu no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde os testes para confirmação de infecção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19. A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União.

Pacientes que apresentarem quadros clínicos como gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória) e síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto) terão exames cobertos por planos obrigatoriamente.

Os exames IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.

A inclusão dos exames no rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde foi tomada em reunião colegiada da ANS na semana passada, em cumprimento a uma decisão judicial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.