Celebrações online

São Pedro e São Paulo são festejados pela comunidade

Este ano, com a impossibilidade da realização dos festejos nas paróquias, estão sendo realizadas missas e novenas virtuais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Paróquia São Paulo Apóstolo inicia hoje festejo virtual do padroeiro
Paróquia São Paulo Apóstolo inicia hoje festejo virtual do padroeiro (São Paulo Apóstolo)

São Luís - Todos os anos a comunidade São Pedro – Madre Deus (Paróquia São José e São Pantaleão, realiza o tríduo para São Pedro, de 26 a 29 de junho. O festejo teve início nesta sexta-feira, 26 e se estende até o dia do santo. Até hoje, 28, foram realizadas missas todos os dias, às 19h, transmitidas pelos meios de comunicação da igreja, no Facebook e Instagram.

Flávia Matos participa ativamente do festejo todos os anos, e em 2020 não será diferente, mesmo com as adversidades. “Nos reunimos esse ano, para fazermos a novena tudo virtualmente (12 a 20 de junho), e como não se pode aglomerar, conseguimos fazer as transmissões de casa em casa via Whatsapp, e deu certo, as famílias participaram como se estivéssemos unidos de verdade. Então, faremos as transmissões das celebrações do festejo, sendo uma forma de não deixar passar em branco uma tradição de mais de 80 anos. Será um festejo bem atípico para todos os devotos, pois esse ano não haverá as danças dos bois, a grande tradição, mais a parte religiosa fizemos questão de manter”, conta Flávia Matos.

Ela relembra com afeto das primeiras vezes que participou das celebrações de São Pedro. “Lembro-me muito bem do festejo de 1994, onde colocamos barracas de palha, a igreja ainda era na parte de baixo, meu pai estava sempre envolvido em tudo”, completa.

Festejo de São Paulo
Outra celebração católica que teve início na sexta-feira, 26, foi o festejo de São Paulo Apóstolo, totalmente virtual. A celebração da santa missa teve início às 18h30 e houve live cultural às 20h, a festividade se encerra na segunda-feira, 29, dia do santo, assim como São Pedro, no entanto, as festividades litúrgicas dos dois santos se encerram no domingo. Além do formato diferente em razão da pandemia, a Paróquia São Paulo Apóstolo, localizada no Renascença II, este ano a novidade são máscaras personalizadas do festejo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.