Arte literária

Poemas em tarde de lançamento virtual

Parceria de William Amorim e Roseana Murray, livro digital "Poemas em espelho" será lançado neste sábado, em evento nas redes sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(william amorim)

SÃO LUÍS-“Poemas em espelho” é o título do e-book que o escritor William Amorim lançará neste sábado (27), às 17h, em sua página no Instagram (@williampsicanalista). A obra, em parceria com a escritora carioca Roseana Murray, reúne poemas escritos recentemente por ambos, que mantém uma profícua parceria literária já tendo escrito três livros, sendo um deles ainda inédito.

O e-book, que estará disponível para download no dia do lançamento, é uma parte do projeto, que terá, ainda um livro impresso, contendo tanto poemas quanto textos em prosa e que deverá ser lançado no fim do ano. Ao todo, “Poemas em espelho” reúne 20 poemas de temas diversos, entre os quais amor, liberdade, o escrever, o vazio como condição de criação, de invenção e a inexistência de garantias no amor e na vida.

O livro tem prefácio da crítica literária Vera Teixeira de Aguiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS). “‘Poemas em espelho’ nos desafia a tecer relações entre os versos de Roseana Murray e William Amorim, cuja disposição especular dá vazão a uma luminosidade multicolorida. Não por acaso, nos vêm à mente as cenas de Vinícius de Moraes, que abrem seu poema “A arca de Noé”, vivificando o céu, a terra e toda a natureza”, escreveu a prefaciadora da obra. Abaixo, em entrevista a O Estado, William Amorim discorre sobre o livro, parceria, e outros temas.

Fale sobre a proposta do livro.

A proposta do livro é investigar o fazer poético a quatro mãos. Ficamos, eu e Roseana, curiosos em saber como dois poetas com estilos e vozes próprias e diferentes poderiam dialogar poeticamente sobre vários temas que um suscitava ou sugeria ao outro. Escrever juntos sem se descaracterizar, sem se tornar a sombra ou a cópia do outro exatamente como dois bailarinos que deslizam sobre o palco para dar à dança, ao espetáculo, a dignidade do sublime. O livro possui sua etapas: essa primeira, que será lançada em e-book e conterá nossos poemas; uma segunda, um livro impresso, contendo tanto poemas quanto textos em prosa.

Explique como se deu a parceria entre você e a Roseana Murray e qual a contribuição de cada um para a obra?

Eu conheci a escritora Roseana Murray há 29 anos aqui em São Luís. Eu era ainda um jovem universitário que foi convidado a falar sobre literatura infanto-juvenil em uma Feira Literária do Sesc e Roseana era, evidentemente, a estrela do evento. Quando a encontrei, eu estava carregando na mão seu livro ‘Fruta no Ponto’, que eu ainda hoje gosto muito. Pedi-lhe para autografar o livro. Ela foi gentil. Foi um encontro profundo de almas. Na época, eu enviei-lhe um original meu de poesia, que foi perdido e também nos perdemos, mas eu não desconhecia o percurso dela, os prêmios, a carreira de sucesso, seu inconteste prestígio literário, etc. Enquanto isso, eu ia criando os alicerces para minha vida intelectual e profissional: mestrado, doutorado, estudar na França e na Bélgica até voltar muitos anos depois a viver em São Luís. Certo dia, 25 anos após, li no Caderno Alternativo, numa matéria de capa, que ela estaria aqui e falaria naquela noite na Festa Literária de São Luís. Após a sua fala e autógrafos, dirigi-me a ela imaginando que não lembraria daquele garoto que conhecera tanto tempo atrás. Antes que eu concluísse a primeira frase "Boa Noite, eu me chamo . . . Ela disse: William, você veio! E me fez uma pergunta sobre um acontecimento muito importante na minha vida e sobre o qual conversamos no primeiro encontro. Isso foi o suficiente para colocarmos a vida em dia e a partir daí fizemos um projeto sobre poesia e psicanálise e viajamos o Brasil todo trabalhando nessa parceria tão fecunda para ambos. Eu não consigo discriminar a contribuição de cada um nesse livro. Está tudo tão emaranhado de nós dois, fizemo-lo num processo ao mesmo tempo a dois e solitário, mas quem o ler nos saberá todinho lá.

O evento de lançamento será virtual. Ambos autores estarão online? haverá leitura de poemas, enfim...

Vai ser uma festa! Leremos poemas, falaremos de nossa carreira, de literatura etc. Não vou dar spoiler. As pessoas vão ter que participar da live de lançamento no meu instagram: @williampsicanalista para saber como será. O que posso dizer ainda é que o livro poderá ser baixado gratuitamente. Diremos como fazer isso no dia do lançamento.

Vocês dois escreveram outros livros juntos. Fale sobre esta parceria e se terá continuidade.

Escrevemos juntos até agora três livros: o ‘Gatos’ (2019), que é considerado um livro-objeto. Isto é, uma obra de arte tanto pela qualidade da linguagem literária quanto pela sua apresentação plástica. Várias escolas estão adotando esse livro, o que nos deixa muito contentes. O ‘Poema em Espelho’ (2020) é o segundo, ‘Balaio de Felicidades’ é o terceiro e ainda inédito. A editora nos sinalizou que sairá no ano que vem. Tem sido uma parceria muito instigante, fecunda e prazerosa. Espero que continue porque é uma felicidade enorme ter a grande Roseana Murray como parceira de ofício.

Para você, qual o papel da poesia, em especial neste momento tão novo para a humanidade?

A literatura, em prosa ou poesia, é fundamental para uma nação na medida em que ela é, em última instância, sua própria face. O poeta nos faz chegar onde não passamos de estranhos para nós mesmos porque a arte e os artistas nos dão notícias do inconsciente. Tudo sobre a alma humana está na literatura. Nenhuma ciência, nenhuma psicanálise, nenhuma psicologia, nenhuma psiquiatria, pode nos dizer mais e melhor sobre a psiquê humana do que a literatura. Como dizia Freud, frente aos poetas temos que depor todas nossas armas. A poesia é um saber fazer com a palavra, é um bem-dizer. Desse modo, pode ser muito útil nesse momento em que vivemos, através da pandemia, essa experiência de desamparo psíquico radical, isto é, de angústia. Esta, como a experiência nos ensina, é um esvaziamento profundo de significação vivida pelo sujeito em determinados momentos da vida. Os poetas fazem desse vazio sua criação. Assim, podem nos inspirar a saber-fazer com o sem sentido, nos convidam à invenção. Em lugar de sintomas podemos inventar saídas criativas para nossos impasses, nossos conflitos. Os não-poetas também podem e devem exercitar o bem-dizer, o bom uso da palavra.

Saiba Mais

Além de escritor, William Amorim é psicanalista, professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA - Campus Monte Castelo), diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção São Luís, idealizador e mediador do Café Freudiano, que acontece uma vez por mês na Livraria Amei.

Entre os livros de sua autoria estão “O amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalítica”. É ainda coautor dos livros “Internautas: os chips reinventando o nosso dia a dia” e “Clínica e estrutura”.

Roseana Murray é poeta há 40 anos, graduada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy (FR), possui mais de 100 livros publicados e muitos prêmios nacionais e internacionais. Idealizou e desenvolve o projeto de leitura Café, Pão e Texto, em sua casa em Saquarema (RJ), destinado aos estudantes de escolas públicas.

Muitas de suas obras, a maioria voltadas principalmente para a literatura infantil e juvenil, têm o selo Altamente Recomendável para Criança. Já recebeu prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), da Academia Brasileira de Letras (ABL) e faz parte do Lista de Honra do IBBY (Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens).

Serviço

O quê

Lançamento do e-book “Poemas em espelho”

Quando

Sábado, às 17h

Onde

No Instagram @williampsicanalista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.