Estado Maior

Olhos no futuro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na última quinta-feira o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) na Operação Falcão I/ 2020.

Foi o primeiro teste desse tipo este ano, numa operação que contou com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). A Falcão I integra o cronograma de atividades de lançamento do CLA em 2020.

A ação, serviu como treinamento operacional de equipes e testou as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

De acordo com a AEB, a operação apresentou procedimentos de segurança de interdição e esclarecimento de área marítima, patrulhamento terrestre e aviso aos navegantes para a comunidade pesqueira local.

O diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, afirmou em entrevista que a Falcão I teve por objetivo preparar as equipes para atividades de grande porte em Alcântara.

Trata-se de um marco significativo no processo da consolidação do centro como um dos principais polos aeroespaciais do mundo.

No início de junho a Agência Espacial abriu chamamento público para empresas e companhias interessadas em lançar satélites não militares da base de Alcântara. O Estado informou com exclusividade o interesse de 10 companhias logo na primeira semana de lançamento de edital.

Com o processo em andamento e testes já sendo realizados em Alcântara, a AEB tem olhos voltados para o futuro. E um futuro promissor para o país, diga-se.


Desempenho

O Foguete de Treinamento Básico lançado da base de Alcântara na quinta-feira utilizou combustível sólido e alcançou uma altitude superior a 30 quilômetros em 1 minuto e 15 segundos.

O equipamento estava sustentado por quatro hastes aerodinâmicas e teve um sistema de lançamento que emprega um casulo reutilizável, que poderá ser novamente empregado em outras operações.

Foi a primeira operação desse tipo realizada no CLA em 2020.


Estranho

O Governo do Maranhão decidiu flexibilizar a reabertura de bares e restaurantes no estado a partir deste fim de semana. Mas, tomou uma medida um tanto incomum.

A Portaria nº 42/2020, que define o protocolo específico de medidas sanitárias para o setor, destaca que os clientes que quiserem frequentar esses estabelecimentos a partir deste fim de semana deverão portar comprovantes de residência.

É o que determina o item 1.11 do Anexo I da portaria. Estranho isso.


Passando a bola

O governador Flávio Dino (PCdoB), ao falar sobre a abertura de bares e restaurantes na Ilha de São Luís, lançou responsabilidades de eventuais consequências à população.

Ele afirmou que não caberá à gestão estadual uma fiscalização minuciosa nos estabelecimentos e disse que o cidadão precisa ter consciência.

“Sou governador do Maranhão e não tutor de pessoas. É necessário que todos tenham consciência ao frequentar bares e restaurantes”, disse.


Relaxamento

Flávio Dino afirmou que o Estado não deixará de fiscalizar, mas também não vai intensificar ações nesse sentido.

“Não haverá falta de fiscalização, mas também não haverá uma hiperfiscalização”, anunciou.

Depois da declaração do chefe do Executivo, que trata abertamente de um relaxamento na verificação dos cuidados sanitários, resta saber qual será a postura de proprietários de estabelecimento e seus respectivos clientes.


Vetou

Durante a entrevista coletiva concedida na última sexta-feira, o governador Flávio Dino também tratou do retorno do futebol maranhense.

Ele adiantou, contudo, que os testes para diagnóstico de Covid-19 nos atletas - e que são pré-requisito à volta às atividades -, terão de ser adquiridos pelos clubes.

A FMF havia pleiteado junto ao Estado a disponibilização dos testes para os clubes. Dino vetou. A federação deverá tratar do tema com os times de futebol.

De Olho

5,7 milhões de candidatos confirmaram inscrição para o Enem 2020.

Cartilha

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lança neste mês de junho, a cartilha ‘Consequências do Trabalho Infantil - Os acidentes registrados nos Sistemas de Informação em Saúde’.

O material trata das consequências do trabalho infantil na saúde e chama a atenção especialmente para o risco de acidentes que as crianças e adolescentes estão expostos.

O trabalho infantil no Brasil é crime e agrava a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, expondo-os a situações de risco e violações graves de direitos humanos.


E Mais

- A aprovação do Marco Legal do Saneamento no Congresso Nacional ainda deve provocar muita polêmica no Maranhão; Governo e aliados contrariados com a matéria.

- Aguarda decisão da Justiça de Brasília a ação que pede a devolução do dinheiro gasto pelo Governo do Estado com respiradores que jamais foram entregues no Maranhão.

- O Governo do Estado deu calote nos professores do Centro de Línguas e Cultura da UFMA, que funcionava por meio de convênio, e depois de protesto dos educadores, decidiu encerrar a parceria. As turmas estavam em andamento.



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.