Criminalidade

21 homicídios dolosos já registrados este mês na Grande São Luís, segundo SSP

Um dos casos ocorreu no bairro Itapera, zona rural de São Luís, e teve como vítima um ex-presidiário; segundo a SSP, a maioria dos crime foi na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Uma das vítimas de homicídio doloso foi o ex-presidiário José Ribamar de Luna Pinheiro, de 21 anos
Uma das vítimas de homicídio doloso foi o ex-presidiário José Ribamar de Luna Pinheiro, de 21 anos (ASSASSINATOS )

SÃO LUÍS - Vinte e um crimes de homicídio doloso já ocorreram no decorrer deste mês na Grande Ilha, e a maioria dos casos ocorreu na capital, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Uma das vítimas foi o ex-presidiário José Ribamar de Luna Pinheiro, de 21 anos. De acordo com a polícia, o crime ocorreu durante a madrugada de quinta-feira, 25, no bairro Itapera, e existe a suspeita de ter sido cometido por faccionados.

A polícia informou que a vítima levou vários tiros em plena via pública e os acusados tomaram rumo ignorado. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foram acionados, mas quando chegaram ao local a vítima estava sem vida.

Os militares também foram chamados e isolaram a área até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim). O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga.

O caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), que já chegou a ouvir algumas testemunhas, e está no aguardo de exames periciais feitos pela Polícia Técnica no local do crime. Há informes que a vítima tinha deixado o Complexo Penitenciário de Pedrinhas recentemente.

Condenado

José de Luna foi condenado, no dia 19 de março de 2015, pela 4ª Vara do Tribunal do Júri a três anos e dois meses de reclusão pelo assassinato de Rennan Klinger Ribeiro da Cruz. De acordo com a polícia, o crime ocorreu em um bar, no bairro do Quebra Pote, zona rural da capital, no dia 7 de março de 2011.

A Polícia Civil investigou o caso e constatou que José de Luna era o suspeito desse crime. O motivo seria porque a vítima teria denunciado à polícia o tráfico de drogas no Quebra Pote. Luna também é acusado de integrar uma facção criminosa e ter cometido mais dois homicídios na Grande Ilha.

Mais ocorrências

No período da tarde de quinta-feira, 25, um homem, identificado como Brocha, foi morto na rua da Secretária, no bairro da Santa Clara. A equipe da SHPP esteve no local como também os peritos do Icrim. O corpo foi removido para o IML e até o começo da noite não havia registro de prisão dos acusados.

A polícia também registrou na quarta-feira, 24, a morte de Lucas Costa da Silva, de 25 anos, na Vila Maruaí, área de Pedrinhas. Segundo a polícia, a vítima foi baleada em plena via pública e, no momento da ação criminosa, havia a presença de pessoas, inclusive, crianças. Houve correria e se instalou um clima de pânico na localidade.

Os socorristas do Samu constataram a morte da vítima e o corpo foi removido para o IML. Guarnições da Polícia Militar realizaram rondas pela localidade, mas não conseguiram prender os suspeitos. O crime é investigado pela SHPP.

Ainda nesse dia, em Conceição de Lago Açu, ocorreu a morte de Francinaldo Silva Sousa, de 26 anos. A polícia informou que ele foi morto a tiros por criminosos, que fugiram do local. A polícia não informou a motivação e está sendo investigado, mas até o período da tarde de ontem não tinha registro de prisão

Saiba mais

Na Grande Ilha, além da polícia registrar 21 homicídios dolosos durante este mês, ainda houve três casos de crime de latrocínio (roubo seguido de morte) e tendo como vítimas Rafael Washington Correa Ribeiro, Raimundo Nonato Pires dos Santos e Valber Nélio Costa Pereira.

Vítimas de homicídio doloso neste mês na Grande Ilha

Tony Carlos da Cruz de Jesus, de 34 anos, na Vila Isabel

Vítima não identificada, na Vila Vitória

Valmir da Silva Oliveira, de 33 anos, no São Cristóvão

Talita de Oliveira Frizero, de 27 anos, no Quintas do Calhau

Graça Maria Pereira de Oliveira, de 58 anos, no Quintas do Calhau

Matheus Laune Nunes, de 18 anos, no Conjunto Jaguarema

David Wallison Cabral de Sousa, de 25 anos, no Jardim Tropical

José Oscar de Freitas Filho, de 50 anos, no Parque Araçagy

João Victor Sousa da Silva, de 20 anos, na Vila São José

Joelson Neris Rodrigues, de 29 anos, na Vila Conceição (área do Coroadinho)

Helli dos Santos Lima, de 18 anos, Outeiro

Marcos Vinícius R. Araújo, de 23 anos, no Anjo da Guarda

Alan Jhones C. De Oliveira, de 19 anos, no Pão de Açúcar

Antônio José de Sousa, de 39 anos, na Vila Esperança

Juscelino Machado Rodrigues, de 33 anos, no São Braz dos Macacos

Diogo Adriano Costa Campos, de 41 anos, na Lagoa da Jansen

Welleton Ferreira Silva, de 33 anos, no São Raimundo

Adeilson Silva Brito, de 42 anos, no Iguaíba

Lucas Costa da Silva, de 25 anos, na Vila Maruaí

José Ribamar de Luna Pinheiro, de 21 anos, no Itapera

Vítima, identificada como “Brocha”, no bairro da Santa Clara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.