Política | Covid-19

Dino: diferença de dados de prefeituras e SES se deve a checagem

Governador garante que gestão estadual confere os números sobre Covid-19 de cada prefeitura para evitar superdimensionamento de casos no Maranhão
Carla Lima/Editora de Política26/06/2020 às 11h27
Dino: diferença de dados de prefeituras e SES se deve a checagemFlávio Dino garante que divergência em dados da SES e de prefeituras é devido a necessidade de checagem (Reprodução)

As prefeituras do interior do estado têm apresentado dados sobre contaminados e óbitos pela Covid-19 diferente do que traz o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A divergência dos número já foi tema de denúncia do deputado estadual César Pires (PV) na Assembleia Legislativa. O Estado questionou o governador Flávio Dino (PCdoB) sobre a diferença. O comunista garantiu que o motivo é a checagem que a SES faz de cada caso registrado no interior do estado.

Durante a entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 26, Flávio Dino disse que a SES tem uma metodologia para checar os dados sobre covid-19 no interior do estado. Os números de contaminados, recuperados e de óbitos são apresentados pelos municípios, no entanto, a secretaria busca mais informações para confirmar a veracidade da informação.

Segundo Dino, isto é necessário porque há um uso político sobre as quantidades de casos. "Há acusações de que governadores e prefeitos estavam aumentando o número de casos da doença para receber mais recursos públicos e aqui no Maranhão estamos atentos a todos os números para que não sejamos acusados de algo parecido", afirmou o governador.

Pela metodologia, ainda segundo o comunista, a SES busca informações mais precisas sobre as vítimas e somente a prefeitura respondendo de forma detalhada o caso é que a secretaria contabiliza como caso de contaminação ou de morte.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte