Perda

Cineasta Suzana Amaral morre em São Paulo

Diretora de filmes importantes para o cinema brasileiro, a exemplo de "A Hora da Estrela" estava internada no Hospital Sírio Libanês que não foi autorizado a divulgar a causa da morte

Com informações do G1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Suzana Amaral dirigiu  filmes premiados como "A Hora da Estrela"
Suzana Amaral dirigiu filmes premiados como "A Hora da Estrela" (Suzana amaral)

SÃO PAULO- A cineasta brasileira Suzana Amaral morreu no final da tarde desta quinta-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo.

Há registros na imprensa do nascimento de Suzana em 1928 e 1932, mas ela dizia em entrevistas que não gostava de falar qual era sua idade.

O Hospital informou que não tem autorização da família para falar a causa da morte. Segundo o hospital, ano passado, ela teve um AVC e ficou com a saúde fragilizada.

Suzana Amaral dirigiu três longas de ficção durante mais de 35 anos de carreira, e com eles teve uma presença marcante no cinema brasileiro.

odos os filmes foram adaptações de obras literárias. A estreia foi em "A hora da estrela", de 1985, baseado no texto original com mesmo nome de Clarice Lispector.

"A hora da estrela" foi consagrado no festival de Berlim, e levou dois prêmios paralelos de direção (o OCIC e o C.I.C.A.E. Award), um Urso de Prata de melhor atriz para Marcelia Cartaxo e uma indicação ao Urso de Ouro para Suzana.

Em 2001, ela lançou o filme "Uma vida em segredo", baseado na obra homônima de Autran Dourado.

Ela também dirigiu diversos documentários e programas para a TV Cultura. Em 2009 saiu "Hotel Atlântico", com roteiro adaptado de um romance de João Gilberto Noll, estrelado por Júlio Andrade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.