Cidades | Saúde Mental

Terapeutas fazem atendimento gratuito por telefone durante pandemia

O projeto T.O em Ação tem o intuito de auxiliar pessoas durante esse momento de maior fragilidade
Bárbara Lauria / Equipe O Estado 25/06/2020 às 11h28

São Luís – Doze terapeutas iniciaram um projeto de teleatendimento gratuito durante a pandemia. O projeto T.O em Ação é realizado por terapeutas ocupacionais que disponibilizaram seus números de telefone para auxiliar pessoas que precisam de auxílio nesse momento mais fragilizado.

“Nesse tempo de pandemia, muitas pessoas saíram de suas rotinas, e isso acaba que mexe um pouco com o emocional, então nós, terapeutas ocupacionais, nos dispusemos a fazer um trabalho voluntário de tele atendimento”, explicou Fernanda Carvalho, terapeuta ocupacional e uma das criadoras do projeto.

Fernanda também explicou que o atendimento é uma forma de auxiliar e ajudar a reorganizar a rotina de pessoas que tiveram seu cotidiano mudado devido o isolamento social. “Estamos auxiliando nessa nova rotina, imposta pelo isolamento social”, frisou.

O atendimento é realizado por chamada telefónica de segunda a sexta, nos horários disponibilizados por cada terapeuta (doze, ao todo). Durante o atendimento, é marcado os horários das próximas sessões de acordo com a situação de cada pessoa. Para participar, é preciso entrar em contato com a terapeuta de sua escolha, no horário disponibilizado.

Número de telefone T.O em Ação

Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem tais problemas.

Fernanda carvalho explica que a terapia ocupacional trabalha o ser humano como um todo através de atividades diárias, e como nesse momento de pandemia muitos tiveram suas rotinas mudadas, a terapia ocupacional vai ajudar essas pessoas “seja com atividades cotidianas, com a criação de novas rotinas ou terapias”, concluiu. A terapeuta ainda explicou que essas atividades podem variar em cada caso. Alguns, por exemplo, podem ser jogos de tabuleiro visando o lazer e o entretenimento da família.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte