Diminuição

Caem vendas de urna funerária e número de sepultamentos na Ilha

Dados da SES apontam redução nos casos de Covid-19 em São Luís; demanda por serviços funerários registra queda nas últimas semanas, depois de elevação da procura desde abril

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Procura por serviços funerários tem caído drasticamente nas últimas semanas
Procura por serviços funerários tem caído drasticamente nas últimas semanas (urnas funerárias)

São Luís - A venda de urna funerária e a quantidade de sepultamento nos cemitérios da Grande ilha tiveram queda de mais de 50% durante este mês, em relação aos meses de abril e maio, considerado o período de pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que houve redução no número de casos da enfermidade na Região Metropolitana de São Luís no decorrer destas últimas semanas. Até o mês de maio, havia registro de 200 novos casos da doença por dia, enquanto, no momento, 20 a 25 está sendo a média diária. Conforme os dados, 1.797 pessoas já morreram em decorrência da Covid-19 até o último dia 23, em todo o estado.

Marcelo Silva é vendedor da funerária Pax São Luís, na Jordoa, e contou que abril e maio chegou a vender de 12 a 15 caixões por dia, a maioria destinado a óbitos decorrentes da Covid-19. Mas, nos últimos dias, a venda caiu bastante e no máximo três urnas funerárias estão sendo comercializadas diariamente. “A procura por caixões vem caindo desde o começo deste mês”, Confirmou o vendedor.

A direção do Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar, também confirmou que houve uma queda, nas últimas semanas, na procura por serviços funerários. No mês passado, eram vendidos uma média de 20 urnas funerárias por semana, enquanto, neste mês, caiu para 10. Há dias que são comercializados apenas quatro caixões.

Houve ainda registro de queda na quantidade de sepultamentos. De acordo com a direção do Jardim da Paz, no mês de abril deste ano, ocorreram 312 sepultamentos naquele cemitério e, entre os casos, 212 foram pessoas vitimadas por Covid-19; em maio, 348, e sendo 300 por essa doença. No decorrer destes últimos 22 dias, o registro é de 76 sepultamentos.

A administração do Parque da Saudade, no Vinhais, informou que durante os meses de maio e abril havia o registro de oito a dez sepultamentos por dia, 80% dos mortos vítimas da Covid-19. Mas, nestas últimas semanas, a queda foi para um ou dois enterros por dia, neste cemitério. Somente no mês passado, ocorreram mais de 100 sepultamentos, enquanto, em abril, cerca de 80. A queda da quantidade de sepultamentos também foi registrada no cemitério do Gavião, na Madre Deus, centro da capital maranhense, além de outros cemitérios, inclusive, localizados na zona rural da cidade.

Letalidade
Como o Maranhão registra queda na taxa de letalidade (número de óbitos de coronavírus confirmados em residentes pelo número total de casos), que atingiu 2,5%, e a Grande Ilha tem alta taxa de leitos desocupados, exclusivos para pacientes da doença, o governador Flávio Dino manteve a flexibilização do isolamento social, liberando vários setores para funcionamento, e decidiu desativar esses leitos, em São Luís.

Segundo o boletim da SES, divulgado no último dia 13, a taxa de ocupação de leitos de UTI na Ilha está em de 80% e, no momento, há 29 livres. Enquanto, nos leitos clínicos destinados aos pacientes de Covid-19, a ocupação é de 33,63%, com 300 livres.

Até a última semana, o governo havia desativado 364 leitos e devolvido aos proprietários prédios e hospitais privados, que tinham sido alugados para receber pacientes com o novo coronavírus na capital. Com a mudança, na Grande Ilha, há 176 leitos de UTI e 452 leitos de enfermaria. Ao todo, o estado possui 1.440 leitos para os pacientes dessa enfermidade.

Óbitos na Ilha

De acordo com os dados da SES, a quantidade de óbitos de Covid-19 na Grande Ilha durante esta semana não passou de 20. No dia 23, o registro foi 10 casos de Covid-19, na capital; cinco, em Paço do Lumiar; e dois, em São José de Ribamar.

O boletim, divulgado no último dia 23, apontou 11 mortes. Entre os casos, nove ocorreram em São Luís e dois na cidade balneária. Em Paço do Lumiar e Raposa não houve registro de morte. No dia 21, o registro também foi de 11 óbitos na Região Metropolitana de São Luís.

Os dados da SES também mostram que até terça-feira, 23, havia o registro de 868 óbitos por Covid-19 na Ilha. Apenas na capital, 734 casos; São José de Ribamar, 69; Paço do Lumiar, um total de 55 e 10, no município de Raposa.

NÚMEROS

1.797 pessoas já morreram por Covid-19 no Maranhão até o último dia 23, segundo a SES

734 pessoas já morreram por Covid-19 em São Luís

69 pessoas já morreram por Covid-19 em São José de Ribamar

55 pessoas já morreram por Covid-19 em Paço do Lumiar e 10 pessoas morreram em Raposa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.