Inauguração

UPA 24h de Paço do Lumiar já iniciou pronto-atendimento

Localizada no Maiobão, unidade tem 27 leitos: 16 da ala amarela, 6 pediátricos e 5 de estabilização

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Prefeita Paula Azevedo destacou importância da UPA no contexto da saúde luminense
Prefeita Paula Azevedo destacou importância da UPA no contexto da saúde luminense (upa luminense)

Inaugurada ontem (23), a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24H de Paço do Lumiar, que já está em pleno funcionamento, é resultado de esforço e dedicação conjunta por meio de parceria institucional entre Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. A solenidade que marcou a inauguração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais para que as pessoas pudessem acompanhar de modo virtual.

A solenidade que foi iniciada com um momento de oração, contou com a presença de algumas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o deputado estadual Adelmo Soares, a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), a secretária de saúde do município, Soraya Santana, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

Ao falar sobre a inauguração, Paula Azevedo destacou os inúmeros esforços conjuntos entre governo e gestão municipal para que este momento chegasse. Ela agradeceu a sensibilidade do governador Flávio Dino (PCdoB), em atender um desejo do povo de Paço do Lumiar, e também a sua secretária municipal de saúde e equipe pelo empenho no que fosse preciso para ajudar na implantação da unidade.

“Com o importante apoio que nos foi e é dado pelo Governo do Estado, estamos entregando mais uma casa de saúde para atender ao povo de Paço do Lumiar. Uma obra que se concretiza após superadas todas as dificuldades, e em um momento tão preciso como o qual nós estamos passando”, disse a prefeita.

O secretário Carlos Lula, em seu discurso, enfatizou a importância da Unidade neste momento de pandemia. E destacou também, que a unidade “está entre as maiores UPA’s em atividade no Maranhão, pertencente a Rede de Saúde do Estado”.

Covid-19

A secretária de saúde do município, Soraya Santana, explicou que o suporte de uma UPA Tipo – III é um imprescindível para uma cidade do tamanho e com o número de habitantes de Paço do Lumiar. Ela ressaltou também que esta unidade, neste momento passa a ser um grande apoio para receber pacientes acometidos pelo novo coronavírus, mas também figura como referência prioritária para o trabalho desenvolvido pelo SAMU de Paço do Lumiar.

“A remoção de pacientes da Covid-19, ou mesmo de vítimas em caso de acidentes, por exemplo, poderá ser feita de modo mais rápido e direcionado para atendimento na unidade. Isso agilizará o acesso ao atendimento para estabilização de nossos socorridos, após os procedimentos de primeiros socorros, feitos pelos socorristas do SAMU”, explicou a secretária de saúde do município, Soraya Santana.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Paço do Lumiar, está localizada na Av. 8, s/n, Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. Ao todo, a UPA - 24H de Paço do Lumiar coloca à disposição da população 27 leitos, sedo 16 da ala amarela, 6 de pediatria e 5 leitos de estabilização.

A UPA conta com apoio diagnóstico e terapêutico. Entre os espaços estão a recepção, administração, classificação de risco, consultórios, salas de observação, salas para realização de curativos e suturas, aplicação de medicamentos, inalação, sala de imobilização (gesso), eletrocardiografia, Raio X, CME (Central de Material e Esterilização Recepção e Limpeza), vestiários e repousos para profissionais da assistência, almoxarifado, entre outros. Dispõe também de diversos equipamentos de retaguarda para funcionamento em situações atípicas, a exemplo de quadro de comando e gerador para emergências na falta de energia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.