Afeto

Paciente de Covid-19 do HU-UFMA ganha festa de aniversário

Em tratamento na UTI, Flávia Almeida, 49 anos, recebeu manifestações de carinho da equipe multiprofissional do hospital, no dia do seu aniversário

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Internada há 26 dias, Flávia Almeida celebrou a vida no HU-UFMA
Internada há 26 dias, Flávia Almeida celebrou a vida no HU-UFMA (aniversário na uti)

Toda vida deve ser festejada e se esta for marcada por uma história de superação, merece ainda mais uma grande celebração. Foi o que aconteceu com a paciente Flávia Almeida, 49 anos, internada na UTI Covid do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Com 26 dias de internação lutando pela vida, Flávia teve uma surpresa. Uma festa de aniversário preparada com todo carinho pela equipe multiprofissional que atua na UTI Covid. O momento teve balões, bolo e votos de muita saúde para comemorar mais um ano de vida. Essa foi mais uma das ações desenvolvidas para levar um pouco de carinho e amor aos pacientes que estão isolados e longe de seus familiares e amigos por causa da Covid 19. A equipe multiprofissional se esforça para, além da assistência, se tornar uma rede de apoio capaz de auxiliar o paciente em dias tão difíceis.

Em um vídeo gravado pelos profissionais, Flávia Almeida, falou emocionada sobre a surpresa “Eu amo vocês. Eu não viveria isso aqui sozinha se não fossem vocês me ajudando. Primeiro Deus, depois vocês. Então eu não fiz isso aqui sozinha, foi com a ajuda de vocês, principalmente o amor.”

Para os profissionais de saúde que atuam no combate ao Coronavírus, que hoje é considerado um dos maiores desafios da saúde no Brasil e no mundo, a vitória de cada paciente ganha um sentimento de dever cumprido, força e ânimo para continuar lutando por mais vidas. Assim, a luta e o sofrimento que são potencializados pelo afastamento necessário de familiares e amigos, abrem espaço para a formação de novos laços, unidos pelo cuidado que enxerga o paciente muito além de suas necessidades clínicas.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressalta a importância desse tipo de ação para a melhora do quadro de cada paciente. “Ações espontâneas das equipes que visam o bem-estar do paciente têm uma grande importância para nós da gestão, pois mostra o quanto os profissionais estão envolvidos e empenhados na prestação de um serviço de qualidade. E a maior alegria em ver ações como esta é poder afirmar que os nossos pacientes com Covid se encontram em isolamento, mas jamais sozinhos.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.