Retorno

Bares e restaurantes da Ilha se prepararam para abrir no sábado

Estabelecimentos estão fechados por mais de três meses e, conforme decisão do governo, vão retornar, seguindo medidas sanitárias

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Restaurante, na Avenida Litorânea, está sendo preparado e higienizado, para ser reaberto neste sábado
Restaurante, na Avenida Litorânea, está sendo preparado e higienizado, para ser reaberto neste sábado (restaurante)

São Luís - A maioria dos bares e restaurantes da Grande Ilha passaram ontem por um processo higienização e adequações, principalmente, no tocante a medidas sanitárias para abrirem as portas no próximo sábado, 27, conforme a determinação do governo, para evitar a proliferação da Covid-19. A reabertura desses pontos comerciais era prevista para o dia 29, mas foi antecipada pelo governador Flávio Dino. Por mais de três meses esses estabelecimentos permaneceram fechados, e no decorrer desse período, mais de 15 mil profissionais do setor foram prejudicadas.

O restaurante Flor de Vinagreira, localizado na Praia Grande, foi higienizado ontem, às vésperas da reabertura, para garantir segurança para seus clientes. Cadeiras, banheiros e corrimão da escadaria foram limpos com produtos adequados. A frente do ponto comercial também passou pelo processo de higienização.

O outro restaurante que também recebeu higienização nesta terça-feira foi o Feijão de Corda, na Avenida Litorânea. O piso estava sendo lavado, cadeiras, mesas e as outras dependências. A direção informou que além da lavagem, nos próximos dias, o estabelecimento comercial passará por um processo de dedetização.

Retorno
Francisco Neto, que é presidente do Sindicato Empresarial de Bares e Restaurante e Similares do Maranhão (Sindebares), informou que os bares e restaurantes da Ilha estão há mais de três meses fechados e isso atingiu mais de 15 mil pessoas. Cerca de 2.500 profissionais foram afastadas de seus postos de serviço.

Ele frisou que o Sindebares e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Maranhão (Abrasel-Ma) vinham dialogando com o governo para garantir a reabertura dos pontos comerciais. Após a elaboração e aprovação das medidas de proteção e cuidados, o governo resolveu antecipar a retomada das atividades dos bares e restaurantes para este sábado.

Ainda segundo Francisco Neto, uma das medidas diz respeito a obrigatoriedade de controle do acesso ao estabelecimento, para evitar aglomeração. A higienização das mãos e antebraços é de suma importância, as mesas devem ser mantidas em distância mínima de 2 metros uma da outra. É obrigatório o uso de máscara; os funcionários devem utilizar equipamentos de proteção individual, entre eles, luva e óculos; o estabelecimento deve fornecer saquinhos para que o cliente acondicione sua máscara no momento da refeição; está proibida a disponibilização de alimentos e bebidas para degustação a empresa deve disponibilizar uma plataforma para pedidos e entregas delivery.

Ele frisou que, com a reabertura dos estabelecimentos, os empresários poderão amenizar o impacto econômico que atingiu o setor dos bares e restaurantes. Um deles é o pagamento dos fornecedores e o retorno de funcionários - muitos dos que foram dispensados de suas funções. “A volta dos funcionários vai ser de forma gradual, pois, já conhecem o trabalho e o sistema de empresa”, explicou Francisco Neto.

Maria José Ribeiro possui um restaurante no bairro São Francisco. Ela disse que antes da pandemia conseguia vender mais de 70 refeições diariamente, mas, como teve de atender somente por delivery, devido determinação do governo, seu lucro caiu mais de 70% e ainda teve de demitir três funcionárias. “Tive de afastar funcionárias, porque o lucro caiu bastante e tive vários prejuízos”, frisou a empresária.

Fiscalização
Como parte da ação de reabertura gradual do comércio na Ilha, na última segunda-feira, 22, ocorreu a retomada das academias de ginástica. Ainda neste dia passaram por uma vistoria feita pelos agentes do Procon, da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros Civis.

O chefe do Departamento dos Serviços de Saúde da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Suvisa/SES), João Nery, declarou que o objetivo desse trabalho é averiguar o cumprimento das portarias e as regras com o objetivo de reduzir a disseminação do novo coronavírus.

Nesta primeira etapa de retomada desses estabelecimentos, o documento estadual prevê o funcionamento de 40% da capacidade e o uso obrigatório de máscara de todos os que estiverem nas dependências internas. Além disso, também está sendo exigido higiene das mãos e dos aparelhos, que instrutores e proprietários orientem os usuários a respeitarem o distanciamento de pelo menos 2 metros entre cada pessoa, assim como manter-se dentro da área delimitada e observada a presença de kits de limpeza com toalha de papel.

A fiscalização aconteceu de forma simultânea e em vários pontos da capital. No turno da manhã, foram vistoriados estabelecimentos nos bairros do São Francisco, Lagoa da Jansen, Renascença, Calhau, Península, Araçagy, Parque Shalom, Cohajap, Cohama, Parque Atenas, Cohab e Cohatrac. Enquanto, no período da tarde foi a vez de academias localizadas na Cidade Operária, Jardim América e Maiobão como ainda ocorreram visitas para apuração de denúncias.

SAIBA MAIS

Medidas de proteção e cuidados nos restaurantes

  • Higienização das mãos e antebraços preferencialmente com água corrente e sabão
  • Acesso ao estabelecimento deverá ser controlado para evitar aglomeração
  • Deve ser evitado fila no restaurante
  • Circulação interna deverá ser sinalizada
  • Manter distanciamento de dois metros
  • Os clientes devem fazer uso de proteção facial
  • Os funcionários devem usar os equipamentos de proteção individual
  • Os estabelecimentos devem fornecer um saquinho para os clientes acondicionarem sua máscara durante a refeição
  • Proibido o acesso de pessoas externas
  • As mesas devem ser ocupadas no máximo com quatro clientes
  • Os estabelecimentos do tipo self-service, ao final da rampa de alimentação, deverão disponibilizados aos clientes um forno microondas
  • Clientes e colaboradores devem ficar distante a dois metros
  • Proibido a disponibilização de alimentos e bebidas para degustação
  • Disponibilizar o pagamento online para evitar o contato
  • Os colaboradores devem manter os cabelos presos e ter a higienização das mãos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.