Batizado

São João virtual do Boi de Ribamar

Bumba meu boi de Ribamar fará live e batizado hoje, às 20h; apresentação será transmitida pelo YouTube e Instagram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Boi de Ribamar realiza live para celebrar o batizado
Boi de Ribamar realiza live para celebrar o batizado (batizado do boi)

SÃO LUÍS- Para celebrar a véspera do dia de São João - 24 de junho - o bumba meu boi de Ribamar, sotaque de matraca, realiza hoje, às 20h, sua segunda live. A apresentação ocorrerá na sede do boi, em São José de Ribamar, e será transmitida pelo YouTube (Canal do Hobedão) e Instagram (@boideribamaroficial e @mandoulegal). Nesse mesmo dia haverá a cerimônia de batizado do Pai da Malhada, evento sempre muito aguardado pelos amantes da cultura popular. A live tem caráter solidário e as arrecadações serão destinadas à população ribamarense, bem como aos brincantes mais vulneráveis do Boi de Ribamar.

O Boi de Ribamar é um dos principais representantes do sotaque de matraca (também conhecido por sotaque da ilha) de São Luís. Com a história marcada por grandes cantadores maranhenses como João Chiador, João Alberto, entre outros, atualmente o boi tem no comando as vozes de Chagas, Honny e Jhonatan. O trio é o responsável por puxar a famosa percussão Potência do Outeiro.

Esta é a segunda live do boi, que como todas as outras manifestações folclóricas, este ano, por conta da pandemia de Covid-19, não se apresenta publicamente. A primeira apresentação virtual do grupo ocorreu dia 11 de abril, Sábado de Aleluia.

O presidente da manifestação, Ribinha Jacaré, explica que desta vez o evento será beneficente. “Essa live tem a função de angariar recursos para as famílias de Ribamar, em especial para nossos brincantes, principalmente aqueles que mais precisam de ajuda neste momento”, diz o presidente da manifestação, Ribinha Jacaré.

Durante a apresentação, haverá o ritual de batizado do boi que será feito presencialmente pelo padre e padrinhos do Pai da Malhada. Este ano, o padrinho do boi é o prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio e a madrinha, Rejane Guimarães. “O batizado do boi é uma tradição que não podemos deixar de cumprir. Na ocasião, também apresentamos o couro novo boi”, reforça Ribinha Jacaré destacando que os preparativos para o São João no Boi de Ribamar foram iniciados antes da pandemia.

Para ele, as lives ajudam a divulgar a cultura popular do Maranhão para o mundo. “Se tem uma coisa boa nisso é o fato de os grupos estarem divulgando seus trabalhos que antes ficavam muito restritos ao Maranhão. Agora, com as lives, se espalha para o mundo todo”, observa.

A live do Boi de Ribamar vai cumprir com as normas sanitárias destacadas pelas autoridades de saúde como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

Participam da apresentação, além dos três cantadores, uma percussão de 25 pessoas, além de personagens representativos da manifestação como Chico, Catirina, caboclo de pena e de fita, índias e vaqueiros. A live tem como apoiadores a cerveja Magnífica, Detinha, Luciana Lauande e Ateliê Donna’s Artes.

Serviço

O quê

Live do Boi de Ribamar

Quando

Hoje, às 20h

Transmissão

YouTube Canal do Hobedão, Instagram @boideribamaroficial e Instagram @mandoulegal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.