RETORNO

Academias da Ilha adotam medidas sanitárias para evitar Covid-19

Na volta ao funcionamento, nesta segunda-feira, 22, disponibilidade de álcool em gel, uso de máscara, aparelhos higienizados, contato zero e distanciamento, agora fazem parte do cotidiano das academias

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Na volta à academia, distanciamento, máscara e álcool em gel
Na volta à academia, distanciamento, máscara e álcool em gel

São Luís - As academias da Grande Ilha retornaram as atividades na segunda-feira, 22, , após ficarem mais de 90 dias fechadas, e adotaram as medidas sanitárias impostas pelo Governo Estadual, para evitar a proliferação da Covid-19, novo coronavírus. De acordo com o governador Flávio Dino, o comércio está sendo aberto de forma gradual no estado e no próximo dia 27, a previsão é da reabertura dos bares e restaurantes.

“As academias voltaram a funcionar, mas com uma vida nova”, afirmou Carlos Neto, sócio e professor da academia MK3, localizada no bairro São Francisco. Ele frisou que, para abrirem as portas, as academias tiveram de adotar uma série de medidas sanitárias, principalmente, no tocante ao uso obrigatório de máscara, disponibilidade de álcool em gel, lixeiras-extras, e manutenção do distanciamento social.

Ainda segundo Carlos Neto, os aparelhos são higienizados com mais frequência e alguns deles estão isolados para respeitar o distanciamento entre os frequentadores. A academia foi toda sinalizada, as torneiras do bebedouro trocadas e a tolha é de uso individual. Até o momento, a academia está oferecendo apenas o serviço de musculação, enquanto, os outros tipos de aulas estão suspensas. “Estamos evitando o máximo, para não haver aglomeração”, frisou.

Normas
Carlos Neto disse que os funcionários estão usando máscaras e logo na entrada da academia há álcool em gel disponível para o público. Somente 20 pessoas podem ficar na academia e, logo na entrada, o aluno recebe uma flanela para fazer a higienização dos aparelhos durante a sua malhação.

Eles vão receber a instrução, mas o preparador físico sempre manterá distância, conforme imposição do Governo Estadual. “No momento está sendo evitado o contato físico entre aluno e instrutor”, frisou Neto.

Ele ainda disse que ontem a procura pela academia foi fraca, mas, até a segunda quinzena do próximo mês deve aumentar. “Muitas pessoas estão com receio de pegar essa doença e também têm aqueles que ainda estão se recuperando dela”, explicou.

[e-s001]Ed Mupp, que é proprietário da academia Cultura Física, na Avenida dos Africanos, adotou o agendamento para os frequentadores. Devido ao fechamento das academias houve muita perda de clientes. “Donos de academias tiveram perdas financeiras, mas também muitas pessoas deixaram de malhar e isso é prejudicial para a saúde”, frisou.

A funcionária pública, Ana Karla Silva, de 34 anos, disse que ficou sem exercitar-se durante 90 dias e já estava com problemas de saúde. “Como parei de malhar, então, voltei a ficar acima do peso e a minha glicose ficou descontrolada”, declarou Ana Karla.

Sanções
Como forma de fiscalizar, o decreto prevê sanções administrativas com relação ao descumprimento das ações elencadas no ato. Sem prejuízo da punição penal, legalmente estabelecida, podem ser aplicadas advertências, multas ou interdição parcial/total do estabelecimento comercial.

Essas medidas serão feitas pelo secretário de Saúde do Maranhão, ou por quem delegar competência, na forma do artigo 14 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977. A Polícia Militar foi autorizada a lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO), que serão encaminhados ao Poder Judiciário.

Protesto
Os profissionais do setor fitness e donos de academias realizaram no dia 17 um movimento na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea e alertando sobre a essencialidade desse tipo de serviço, principalmente, no tocante a saúde.

Munidos de faixas e cartazes que exibiam o teor do movimento, os manifestantes discursaram acerca da importância do setor fitness para a saúde física e mental, incluindo o momento da pandemia do novo coronavírus, que ataca, com mais força, quem tem baixa imunidade e possui outras doenças (comorbidades).

No decorrer da manifestação, eles entoaram frases de efeito, a fim de chamar a atenção para a importância das academias de ginástica. Ainda foi realizada uma carreata na Avenida Litorânea. Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) acompanharam a manifestação.

Reabertura
Conforme o Decreto nº 35.831, que foi publicado pelo governo, logo após a vigência do lockdown (bloqueio total), voltaram a funcionar, além dos serviços essenciais, os estabelecimentos comerciais de pequeno porte com medidas sanitárias adotadas nesses locais com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus.

Esse tipo de comércio não estava funcionando desde o dia 21 de março, quando o Governo do Estado anunciou esse fechamento pelo período de 15 dias, mas o prazo foi prorrogado em outros atos administrativos, uma vez que os casos confirmados da Covid-19 apenas aceleravam no estado.

No dia primeiro deste mês, o governo liberou o funcionamento das clínicas médicas, consultórios dentários, salão de beleza, construção civil e lojas de artigos eletrônicos. No último dia 15 ocorreu a reabertura dos shoppings, mas, com horário reduzido e sem haver o funcionamento da praça de alimentação e o cinema. No próximo dia 27 está previsto o retorno dos bares e restaurantes. Esta reabertura estava prevista para o dia 29, mas data foi adiantada pelo governador Flávio Dino

Regras sanitárias nas academias

  • Acesso somente às pessoas usando máscara
  • Manter o distanciamento de dois metros entre as pessoas
  • Delimitar com uma fita o espaço em que cada usuário deve se exercitar
  • Limite de ocupação: uma pessoa para cada quatro metros quadrados
  • Não pode haver aglomeração
  • Kit de limpeza para cada três usuários presentes
  • A água no bebedouro deve ser liberada apenas para uso de garrafas próprias
  • O uso das piscinas exige também uma série de regras, incluindo deixar próximos a elas frascos de álcool em gel para serem usados antes dos clientes tocarem as escadas ou borda
  • Nas aulas coletivas ou de artes marciais, é obrigatório o uso de chinelos ou calçados. Apenas metade das áreas do tatame ou do salão deve ser usada, para permitir distanciamento de dois metros entre as pessoas
  • As academias também devem fazer uma triagem para identificar sintomas antes das pessoas entrarem no ambiente. Isso poderá ser feito por meio de questionário. Quem tiver sintomas não pode entrar.
  • As academias também devem fazer uma triagem para identificar sintomas antes das pessoas entrarem no ambiente. Isso poderá ser feito por meio de questionário. Quem tiver sintomas não pode entrar.

SAIBA MAIS

Outra novidade é o retorno gradual do atendimento ambulatorial e das cirurgias eletivas, como foi anunciado na quinta-feira, 18, pelo secretário Carlos Lula, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre os serviços que retomam as consultas estão a Unidade de Especialidades Odontológicas (Sorrir); das Policlínicas Diamante e da Vila Luizão; do Hospital Dr. Carlos Macieira; do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar); do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos; e do Hospital de Câncer do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.