Live

São João sem sair de casa

Boi da Maioba realiza live neste sábado, às 20h, com transmissão pelo YouTube e Imirante.com; apresentação acontecerá da sede do grupo folclórico, com a participação de cantadores e brincantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Boi da Maioba agita a festa neste fim de semana
Boi da Maioba agita a festa neste fim de semana (boi da maioba)

SÃO LUÍS-As matracas do Boi da Maioba estão no aguardo de mais uma live solidária do grupo folclórico, um dos mais emblemáticos do São João do Maranhão. O “ao vivo” acontecerá neste sábado, das 20h às 22h, com transmissão direto da sede da manifestação folclórica, no Viva Maioba. Participarão os cantadores Marcos, Darlan e Júnior da Maioba. A live contará com as participações especiais de Thaynara OG, César Nascimento, Zeca Baleiro e Boi de Axixá.

A live, com apoio do Grupo Mirante, será transmitida pelo canal do grupo no YouTube e pelo portal Imirante.com, reunindo alguns brincantes, embora seguindo os critérios de segurança. “As doações serão para benefício da comunidade ligada ao Boi da Maioba, ou seja, aquelas pessoas que contribuem para que o boi anime os terreiros, como os tocadores de instrumentos, brincantes, cantadores, entre outros”, informou Yana Carvalho, da Coordenação de Eventos do Grupo Mirante.

Personagens - Os brincantes representarão cada um dos personagens do auto do bumba meu boi. Segundo o presidente do boi, José Inaldo Ferreira, o grupo folclórico tem novas toadas, apesar da inexistência da programação junina este ano nos arraiais de São Luís, como ocorre anualmente.

“Nós já fizemos duas lives, além de participações em transmissões de outros grupos folclóricos. Estamos na expectativa para esta, em parceria com o Grupo Mirante, a quem agradecemos pela oportunidade de animar um pouco as casas das pessoas, já que não teremos a alegria dos terreiros este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, infelizmente”, disse José Inaldo Ferreira.

De acordo com o presidente, no dia 23 de junho, haverá outra live, desta vez para a cerimônia de batizado do Boi da Maioba. Além disso, outras lives e participações estão sendo agendadas até o término do mês de junho.

“O São João sem arraias no provoca uma grande melancolia, mas as lives são uma forma que encontramos para nos consolar e amenizar essa lacuna. Nós, que desde criança vivenciamos as festas juninas e estamos acostumados a dançar boi, sentimos bastante. Agora, temos de conviver com a falta do nosso boi nos terreiros e isto é algo complicado e que lamentamos bastante”, disse.

O Boi da Maioba foi fundado em 1897 e é um dos mais antigos grupos do gênero no Maranhão em atividade. Pelo grupo, passaram personalidades emblemáticas dessa manifestação cultural, como Luís Danavó, João Chiador (que foi amo do boi durante 32 anos) e Chagas da Maioba.

Serviço

O quê

Live do Boi da Maioba

Quando

Neste sábado, às 20h

Onde

Transmissão pelo YouTube e portal Imirante.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.