Gino Longhi - diretor técnico da rede Personal group

"Elaboramos um protocolo a partir de pesquisas e seguindo orientações das autoridades"

Ele integra o time de empreendedores da Personal Group, rede de academias que reabre nesta segunda-feira, 22, com medidas de segurança

Evandro Júnior/Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O educador físico Gino Longhi, diretor técnico da rede de academias Personal Group
O educador físico Gino Longhi, diretor técnico da rede de academias Personal Group (personal group)

SÃO LUÍS- A academia Personal Group está pronta para voltar às atividades nesta segunda-feira (22). Quem anuncia é o diretor técnico da rede, Gino Henrico Paim Longhi, que garante o sucesso do empreendimento ao lado dos sócios Alba Moraes e Rodolfo Almeida. Entre as medidas adotadas estão o uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura na entrada e redução da quantidade de pessoas em treinamento. Cada aluno fará agendamento prévio do seu horário, conforme disponibilidade. Na entrada, todos seguirão pelo “caminho de desinfecção de calçados”, composto por tapetes com solução desinfetante.

Gino Longhi e seus sócios estão entusiasmados com o retorno das atividades. Ele explica que a metade da quantidade de armários foi desativada e todo o layout dos salões de treino e equipamentos foi mudado, com sinalizações e maior distanciamento entre os equipamentos. Dispensers com álcool em gel 70%, desinfetante hospitalar e toalhas de papel estão espalhados pelas unidades para uso na limpeza de mãos e aparelhos, antes e após os treinos.

Quanto à higienização geral, as unidades da academia terão um maior número de funcionários e uma nova e rigorosa rotina de limpeza, para garantir a máxima segurança, incluindo higienização quatro vezes ao dia com atomizador de desinfecção de partículas, a ser usado também na limpeza diária de aparelhos de ar condicionado. Essas e outras medidas, que incluem regras de uso de sanitários, bebedouros e convivência em geral na academia, foram amplamente comunicados aos colaboradores, professores e alunos.

“Tudo para evitarmos aglomerações de qualquer tipo. Para construir esse protocolo, pesquisamos muito e estamos seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Academias. Também tomamos como referência ações de países que já passaram por esse processo de reabertura, como a China e outras nações da Europa. Mas, claro, adaptando tudo à realidade local”, revela.

Pacotes - Para aqueles que ainda não se sentirem seguros em voltar aos treinos, por serem idosos ou pertencerem a grupos de risco, a Personal disponibilizou pacotes diferenciados para treinos online. Tudo para que todos possam usufruir dos benefícios dos treinos, comprovados pela medicina como fator de garantia de maior imunidade e saúde. Gino enfatiza a importância da academia como ambiente social e de lazer, mas agora sob uma nova prioridade: a segurança.

“As pessoas querem mais do que uma sessão de treino e voltar para casa. Elas querem pertencer a uma comunidade, algo que a maioria só descobriu quando as academias tiveram de suspender suas atividades. Todos querem de volta o prazer de se reunir com pessoas saudáveis, em um ambiente seguro. Nós apostamos na orientação personalizada e no nível de especialização de nossos treinadores como um diferencial nessa retomada dos treinos. As pessoas querem profissionais que resolvam seus problemas de saúde e não querem ser esquecidas no meio do treino por falta de acompanhamento e nem dividir o treinador com vários clientes em um ambiente lotado”, diz Gino, graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão.

Desde 2010, ele é sócio e diretor técnico da rede Personal Group. Com foco no mercado de “personal trainer” e apostando no atendimento personalizado, o atendimento em pequenos grupos preza pela exclusividade e experiência a cada treino, com foco na qualidade dos profissionais. E, agora, também oferecendo maior segurança e adotando rigorosos protocolos sanitários.

“Fica muito fácil para uma academia com o nosso modelo de negócios adotar e seguir, de fato, um protocolo bem rígido, que garanta a higienização máxima dos espaços e equipamentos, além de oferecer ao cliente mais exigente um ambiente em que ele sinta total segurança para treinar, incluindo pessoas de grupos de riscos”, explica.

Sistema Flex

Há dez anos, a rede criou e adota o Sistema Flex, que proporciona um acompanhamento específico e uma metodologia própria, tendo como objetivo treinos mais completos, desenvolvendo todas as capacidades físicas em um só treino. Com variações de exercícios funcionais e de força dinâmica, tudo é direcionado às necessidades e objetivos de cada cliente, com adoção do Sistema de Avaliação Completo.

A rede é uma empresa genuinamente maranhense, que emprega, atualmente, quase 40 profissionais, além de gerar centenas de empregos indiretos nas áreas de Personal, Nutrição, Dança e Fisioterapia. Mesmo fechada há três meses (desde 19 de março), optou por manter todos os funcionários. Apesar das dificuldades impostas a todos nessa crise, Gino, Alba e Rodolfo não pouparam investimentos para reabrir as unidades, totalmente adaptadas aos protocolos sanitários. Eles acreditam na nova mentalidade das pessoas no cenário pós-pandemia, onde a saúde será uma prioridade e a manutenção de alta imunidade passa pela qualidade de vida que os treinos diários proporcionam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.